Título da obra: Televisão: a atriz Laura Cardoso posa para foto.


Registro fotográfico Lenise Pinheiro. Acervo Folha Press
Daniela Thomas/Teatro Centro Cultural Banco do Brasil
,
1992
,
Lenise Pinheiro
Lenise de Melo Pinheiro (São Paulo, São Paulo, 1960). Fotógrafa, atriz e iluminadora. Em 1980, integra o elenco da novela Drácula, Uma História de Amor, na TV Tupi, ao lado de Bruna Lombardi (1952) e Emílio Di Biasi (1939). A Tupi exibe apenas quatro capítulos da obra que, meses depois, é transmitida pela TV Bandeirante com o nome Um Homem Muito Especial.
Artista autodidata, começa a se dedicar à fotografia de teatro em 1982, documentando espetáculos de Antunes Filho (1929-2019), José Celso Martinez Corrêa (1937) e Daniela Thomas (1959). Entre 1992 e 1997, é fotógrafa oficial do Festival de Teatro de Curitiba.
Vincula-se ao Teatro Oficina, em 1993, ano em que faz os registros da peça Ham-let, com direção de José Celso Martinez Corrêa.
Concorre ao Prêmio Shell 1996, com fotografias de teatro na categoria Especial. No mesmo ano, participa da exposição Fragmentos da História do Teatro Brasileiro, no 50º Festival du Théàtre, em Avignon, França.
Publica o livro 10 Anos de Fotografia de Palco, em 1997. Desde 2007, Mantém o blog de teatro Cacilda no site do jornal Folha de S.Paulo, em parceria com o jornalista Nelson de Sá (1968). No mesmo ano, é indicada ao Prêmio Shell pela iluminação da peça Inocência, encenada no Teatro dos Satyros. Em 2008, é lançado seu livro Fotografia de Palco.
O livro Teatro Oficina: Fotografias é editado em 2014. Dois anos mais tarde, publica Fotografia de Palco 2, com retratos de mais de 600 atores. Em 2017, compõe a programação Interlocuções, no 26º Festival de Curitiba, com exposição de fotografias na fachada do Teatro Guaíra.
Registro fotográfico Lenise Pinheiro. Acervo Folha Press
Registro fotográfico Lenise Pinheiro
Hospital Humberto Primo (São Paulo, SP)
Teatro Oficina
Teatro Sesc São José do Rio Preto
Presídio do Hipódromo
Teatro Hilton
Teatro Sesc Anchieta
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP)
Espaço Promon. Sala São Luiz
Teatro do SESI São Paulo
Brincante Produções Artistica
SESC Belenzinho
Teatro Cacilda Becker
Itaú Cultural
Itaú Cultural
Galeria Sesc Paulista
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: