Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Música

Anselmo Guerra de Almeida

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 03.09.2019
01.09.1959 Brasil / São Paulo / Santos
Anselmo Guerra de Almeida (Santos, São Paulo, 1959). Compositor e pesquisador musical. Especialista em processos voltados à música computacional, eletroacústica e contemporânea.

Texto

Abrir módulo

Biografia

Anselmo Guerra de Almeida (Santos, São Paulo, 1959). Compositor e pesquisador musical. Especialista em processos voltados à música computacional, eletroacústica e contemporânea.

Forma-se em piano pelo Conservatório Musical de Santos em 1977, gradua-se em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/SP) em 1986. Prossegue os estudos no mestrado em ciência da computação da Universidade de Brasília (UNB), com a dissertação Composição Algorítmica em Sistema de Síntese FM com Árvores de Tempo, defendida em 1992. Obtém o doutorado em comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1997, com a tese Ambientes Interativos de Composição Musical Assistida por Computador. A tese engloba diferentes aspectos da música computacional, como as linguagens desenvolvidas para a síntese sonora e seu controle em tempo real. Também aquelas voltadas para a composição algorítmica, além de abordar os sistemas musicais interativos. Atua, entre 1995 e 1996, como pesquisador visitante no Center for Research in computing and The Arts da University of California (CRCA), em San Diego, Estados Unidos.

No mesmo ano em que defende o doutorado, torna-se professor visitante na Universidade Federal de Goiás (UFG) e efetivo em 1998. Cria, em 2000, osda universidade Laboratórios de Pesquisa Sonora da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG). É membro fundador do Núcleo de Computação e Música da Sociedade Brasileira de Computação (Nucom) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (SBME). Também integra o conselho editorial da revista Música Hodie, do programa de mestrado da UFG, criada em 2001.

Análise

O trabalho de Anselmo Guerra mescla várias parcerias, de apresentações de concertos até composição. Entre elas, destacam-se trabalhos com Conrado Silva (1940-2014), Igor Lintz Maués (1955), Aluizio Arcela (1948), Jorge Antunes (1942), Jônatas Manzolli (1961) e João Pedro Oliveira (1959).

Sua atividade artística, com apresentação de música computacional, inicia-se com a  obra Proporções (1985), com performances em 1994 e em 2008. Realiza, também, a ópera de câmara para vozes, instrumentos e sons eletrônicos Ololyksate (1995), e a obra eletroacústica O Acorrentamento de Prometeu (1996), para soprano, atores e computador, entre outros trabalhos. .

Em 2003, inicia uma série de obras em parceria com a artista Anna Barros (1931-2013), compondo trilhas para animações da artista, sendo Trihex (2003) a primeira. Em seguida, realizam Ti-ama-Ti (2003), apresentada na quarta edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica de São Paulo (File/SP). Depois, segue para apresentações internacionais na Venezuela (2005), Espanha (2005) e em Cuba (2004 e 2006).

Outra obra de destaque de Anselmo Guerra de Almeida é a composição para clarineta e computador, Organ Wren, elaborada no Laboratório de Pesquisa Sonora (LPqS) da UFG e no Laboratório de Música Eletroacústica da Universidade de Aveiro, Portugal. A obra é composta em 2006, apoiada na análise espectral do canto do Uirapuru (Wren), e distribuída no CD In Itinere (2006).

Da colaboração com Anna Barros resulta, ainda, o workshop “Percepção: o Real e o Virtual nas Dimensões Visuais e Sonoras” (2012), dentro do projeto de extensão universitária Zonas de Compensação, do Instituto de Artes da Unesp, São Paulo.

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • ALMEIDA, Anselmo Guerra. Currículo do artista. Plataforma Lattes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4793441Z4. Acesso em: 25 ago. 2014.
  • ALMEIDA, Anselmo Guerra. Electronic Music Review de 1967: o pioneirismo na produção eletroacústica no Brasil e sua relação com a identidade musical latino-americana. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música João Pessoa 2012. João Pessoa: ANPPOM, 2012. p. 941-949
  • ALMEIDA, Anselmo Guerra. Estudo para Hyper-Piano (eletroacústica; 2004 – 6’00”). Revista Música Hodie, Goiás, v. 5, n. 1., 2005. Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/musica/article/view/19992/11573. Acesso em: 25 ago. 2014.
  • ALMEIDA, Anselmo Guerra. Panorama da Musica Eletroacustica na America Latina. In: III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009, Ribeirão Preto, SP. Anais do III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Departamento de Música USP RP, 2009. v. 1.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: