Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Sra. Hippolyte Lavenue

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
0019
0019
Sra. Hippolyte Lavenue. Fotografa. Ativa no Brasil durante a década de 1840, nada se sabe a respeito da Sra. Hippolyte Lavenue, nem mesmo sua nacionalidade. De concreto, existe a certeza de que é esposa do daguerreotipista francês que lhe dá o nome e que atua na cidade do Rio de Janeiro entre 1841 e 1844 e nas cercanias de Ouro Preto (MG), em to...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Sra. Hippolyte Lavenue. Fotografa. Ativa no Brasil durante a década de 1840, nada se sabe a respeito da Sra. Hippolyte Lavenue, nem mesmo sua nacionalidade. De concreto, existe a certeza de que é esposa do daguerreotipista francês que lhe dá o nome e que atua na cidade do Rio de Janeiro entre 1841 e 1844 e nas cercanias de Ouro Preto (MG), em torno de 1845. Tem no entanto papel fundamental na história da fotografia, pois, além de ser uma das primeiras mulheres fotógrafas do mundo, é a primeira mulher no mundo a expor publicamente imagens de sua autoria, ao participar da Exposição Geral de Belas Artes da Academia Imperial, no Rio de Janeiro, em 1842, muitos anos antes que a fotografia fosse admitida em pé de igualdade em salões de arte no hemisfério norte.

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil: 1840- 1900. Prefácio Pedro Karp Vasquez. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. 248 p. (História da fotografia no Brasil, 1).
  • FERREZ, Gilberto; NAEF, Weston J. Pioneer photographers of Brazil: 1840 - 1920. New York: The Center for Inter-American Relations, 1976.
  • TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo: 1839/1889. Rio de Janeiro: Funarte. Rocco, 1995. 309 p. (Coleção Luz & Reflexão, 4).
  • VASQUEZ, Pedro Karp. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho: Companhia Internacional de Seguros: Ed. Index, 1985.
  • VASQUEZ, Pedro Karp. Mestres da fotografia no Brasil: Coleção Gilberto Ferrez. Tradução Bill Gallagher. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1995.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: