Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Ruy Varella

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
30.12.1958 Brasil / Rio Grande do Sul / São Sebastião do Caí

Itapuã, 1995
Ruy Varella
Matriz-negativo

José Ruy Varella de Souza (São Sebastião do Caí RS 1958). Fotógrafo. Há quinze anos se dedica à fotografia autoral na área de natureza, fazendo dela o principal tema de sua expressão. Com objetivos documentais ou estéticos, tem a consciência adquirida no exercício dessa atividade engajando-se ativamente na defesa ambiental, e em sintonia com os ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

José Ruy Varella de Souza (São Sebastião do Caí RS 1958). Fotógrafo. Há quinze anos se dedica à fotografia autoral na área de natureza, fazendo dela o principal tema de sua expressão. Com objetivos documentais ou estéticos, tem a consciência adquirida no exercício dessa atividade engajando-se ativamente na defesa ambiental, e em sintonia com os temas mais importantes de sua época. Desenvolve trabalho de pesquisa em fotoquímica com fotografia p&b, utiliza câmaras de grande formato, principalmente com a técnica desenvolvida pelo mestre Ansel Adams, 'Zone Sistem', com intuito de registrar reservas e parques ambientais, áreas ainda nativas na região sul do Brasil e no exterior. Possui um vasto arquivo e acervo de imagens, algumas hoje já não mais existentes. Vem realizando palestras em várias universidades do Rio Grande do Sul, com a preocupação de divulgar sua pesquisa e difundir a fotografia de natureza como documentação, meio de preservação e conscientização ecológica. Preocupado com as questões ambientais vem documentando e se envolvendo em vários projetos como: - Preservação do Morro do Osso, hoje parque ambiental da cidade de Porto Alegre, como fotógrafo convidado da Abrafoto; - Calendário institucional SMAM 20 Anos Porto Alegre, Terra Viva. Do Pioneirismo à Vanguarda Ambiental. Homenagem aos 20 anos da primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente Brasil, com doze fotos monocromáticas das belezas naturais de Porto Alegre; - Verde Lente, Fotógrafos Brasileiros e a Natureza, livro realizado com a curadoria do fotógrafo Zé de Boni; - Primeira Agenda Ambiental da cidade de Porto Alegre, com 86 imagens monocromáticas, realizada pela SMAM/PMPA e Livraria do Globo, sendo parte da renda arrecadada com a venda revertida ao Fundo Pró Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre.

Obras 11

Abrir módulo

Exposições 6

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 1

Abrir módulo
  • Ruy Varella - currículo e obras.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: