Título da obra: Holografia Doméstica


Reprodução fotográfica Rochelle Costi
Colar
,
2002
,
Rochelle Costi
Reprodução fotográfica Peetssa
Rochelle Costi (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 1961). Fotógrafa e artista multímidia. Forma-se em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Porto Alegre, em 1981. No ano seguinte, permanece seis meses em Belo Horizonte, e freqüenta ateliês de arte na Escola Guignard e um curso de extensão sobre processos fotográficos do século XIX na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) .
De volta a Porto Alegre, faz instalações com fotografias e objetos que coleciona, tais como cinzeiros, malas, vidros e lâmpadas. Em 1983, realiza a mostra individual Tentativa de Vôo, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) e, a partir de então, expõe em outros Estados do Brasil. Nessa época, atua como fotógrafa de teatro e música.
Em 1988, muda-se para São Paulo, onde trabalha com fotografia editorial. Vive em Londres, entre 1991 e 1992, período em que estuda na Saint Martin School of Art e na Camera Work. A atuação em jornais e revistas lhe possibilita o contato com ambientes diversos, o que estimula suas pesquisas sobre espaços privados e resulta séries fotográficas em que registra fachadas e interiores de casas. Participa da 24ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1998, e das 6ª e 7ª Bienais de Havana, em 1997 e 1999, entre outras mostras internacionais. Em 1997, recebe o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e, três anos depois, a Bolsa de Artes da Fundação Vitae.
Rochelle Costi inicia sua trajetória trabalhando com fotografia na área de teatro e música. Passa também a desenvolver trabalhos pessoais, utilizando a fotografia em objetos e instalações. Como nota o crítico de arte Ivo Mesquita, a artista apropria-se de imagens impressas ou de materiais banais, coletados ao acaso, realizando uma intervenção direta e deslocadora no código usual da fotografia e da representação. Alguns trabalhos apresentam composições abstratas elaboradas com base em colagem de imagens fragmentadas, como na série Bandeja, 1995/1996.
Para o historiador da arte Tadeu Chiarelli, a problemática da perda de identidade perpassa toda a produção de Rochelle Costi. A artista explora, com humor e ironia, até sua própria identidade corporal, como em Cinqüenta Horas - Auto-Retrato Roubado (1992), obra que deriva de sua experiência pessoal como modelo em sessões de pintura. Utiliza ainda a imagem do próprio público, em trabalhos nos quais subverte os limites entre a obra de arte e o espaço da realidade cotidiana.
Na série Escolha (2005), volta-se para o registro do cenário urbano de São Paulo, fotografando o interior de lojas no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros. Cria também back-lights com fotos da região, que apresentam as pessoas em atividades rotineiras.
A artista trabalha também com vídeo, como em Vigília (2004), ou em Convite ao Infinito (2005). Nessa última obra, realizada com câmara fixa, filma pessoas correndo sobre o símbolo do infinito, desenhado por ela no chão do Instituto Tomie Ohtake (ITO), em São Paulo, alternando no vídeo a imagem dos participantes da experiência.
Reprodução fotográfica Rochelle Costi
Reprodução fotográfica Rochelle Costi
Reprodução fotográfica Rochelle Costi
Reprodução fotográfica Rochelle Costi
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Reprodução fotográfica Rochelle Costi
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini
Reprodução fotográfica Rochelle Costi
Reprodução fotográfica Rochelle Costi
Reprodução fotográfica Rochelle Costi
Reprodução fotográfica Rochelle Costi
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Itaugaleria Belo Horizonte
Funarte. Galeria de Fotografia (Rio de Janeiro, RJ)
Funarte. Galeria de Fotografia (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ)
Fundação Cultural de Curitiba
Galeria Arte & Fato (Porto Alegre, RS)
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Funarte. Galeria de Fotografia (Rio de Janeiro, RJ)
Fundação Nacional de Artes. Centro de Artes
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Casa Triângulo
Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Casa Triângulo
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Pullit Galery (Londres, Reino Unido)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Parque Ferial Juan Carlos I
Shopping JK Iguatemi
Fundação Vera Chaves Barcellos
BRASIL. Plural y singular. Curadoria Laura Buccellato, Clelia Taricco. Buenos Aires: MAMba, 2000.
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