Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

John King

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
0019
0020

Obras da Barra e do Porto do Rio Grande (Rio Grande, RS), 1905
John King
Albúmen

John King (s.l. 18-- - s.l. s.d.). Fotógrafo. Ativo no Brasil durante as décadas de 1870 e 1880. Muito provavelmente de origem inglesa, possui um estúdio à rua da Praia 216, em Porto Alegre, entre as décadas de 1870 e 1880. Sua trajetória é pouco conhecida, existindo no entanto registro de sua participação na Exposição Provincial Brasileira-Alem...

Texto

Abrir módulo

Biografia

John King (s.l. 18-- - s.l. s.d.). Fotógrafo. Ativo no Brasil durante as décadas de 1870 e 1880. Muito provavelmente de origem inglesa, possui um estúdio à rua da Praia 216, em Porto Alegre, entre as décadas de 1870 e 1880. Sua trajetória é pouco conhecida, existindo no entanto registro de sua participação na Exposição Provincial Brasileira-Alemã do Rio Grande do Sul, realizada na capital da província em 1881. É um dos poucos a merecer o título de Photographo da Casa Imperial, a 18 de maio de 1866, tendo seu trabalho representado em prestigiosas coleções como as do Arquivo Nacional e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro, e da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife.

Obras 7

Abrir módulo

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • FREYRE, Gilberto; PONCE DE LEON, Fernando; VASQUEZ, Pedro Karp. O retrato brasileiro: fotografias da Coleção Francisco Rodrigues, 1840-1920. Rio de Janeiro: Funarte. Fundação Joaquim Nabuco, 1983.
  • KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Prefácio Boris Kossoy. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 128 p.
  • VASQUEZ, Pedro Karp. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho: Companhia Internacional de Seguros: Ed. Index, 1985.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: