Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Inácio Mendo

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
0019
0020
Inácio Mendo. Fotógrafo. Por vezes identificado também como Inácio Mendes, é o último autor a ser agraciado com o título de Photographo da Casa Imperial, a 6 de agosto de 1889, três meses antes do golpe de estado que instaurou o regime republicano no Brasil, a 15 de novembro do mesmo ano. Apesar de ter sido objeto de tal honraria, nada se sabe a...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Inácio Mendo. Fotógrafo. Por vezes identificado também como Inácio Mendes, é o último autor a ser agraciado com o título de Photographo da Casa Imperial, a 6 de agosto de 1889, três meses antes do golpe de estado que instaurou o regime republicano no Brasil, a 15 de novembro do mesmo ano. Apesar de ter sido objeto de tal honraria, nada se sabe a seu respeito, a não ser o fato de que é um respeitado retratista em Salvador (BA), que merece citação do historiador Boris Kossoy em seu antológico estudo Origens e expansão da fotografia no Brasil. Século XIX.

Exposições 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Prefácio Boris Kossoy. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 128 p.
  • VASQUEZ, Pedro Karp. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho: Companhia Internacional de Seguros: Ed. Index, 1985.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: