Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Henrique Rosen

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 27.04.2017
0019
1892
Henrique Rosen (Suécia s.d - s.l. 1892). Fotógrafo. É um dos pioneiros da fotografia em São Paulo. Abre um estúdio em Campinas em 1862, que a anuncia na imprensa como "o mais antigo estabelecimento da província". Segundo alguns historiadores, este estúdio, situado à rua Direita 28 naquela cidade, denominava-se Photographia Campinense, segundo ou...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Henrique Rosen (Suécia s.d - s.l. 1892). Fotógrafo. É um dos pioneiros da fotografia em São Paulo. Abre um estúdio em Campinas em 1862, que a anuncia na imprensa como "o mais antigo estabelecimento da província". Segundo alguns historiadores, este estúdio, situado à rua Direita 28 naquela cidade, denominava-se Photographia Campinense, segundo outros, Photographia Campineira; sendo que, a partir de 1870, o endereço passa a ser o no 48 da mesma rua, onde permanece em atividade até 1890. É o mais importante fotógrafo do interior paulista e um dos precursores do uso do ampliador no Brasil, anunciando já em 1876, possuir uma camara solar, como era então conhecida esta machina de augmentar retratos.

Exposições 5

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil: 1840- 1900. Prefácio Pedro Karp Vasquez. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. 248 p. (História da fotografia no Brasil, 1).
  • KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Prefácio Boris Kossoy. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 128 p.
  • MARÇAL, Joaquim (org.). A coleção do imperador: fotografia brasileira e estrangeira no século XIX. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1997. 71 p.
  • TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo: 1839/1889. Rio de Janeiro: Funarte. Rocco, 1995. 309 p. (Coleção Luz & Reflexão, 4).
  • VASQUEZ, Pedro Karp. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho: Companhia Internacional de Seguros: Ed. Index, 1985.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: