Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Frederick Walter

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
0019
0019
Frederick Walter (Irlanda [18--] - s.l [18--]). Fotografo. É talvez o personagem mais pitoresco dos primórdios da fotografia no Brasil, pois alternava seu trabalho como daguerreotipista na proví­ncia do Ceará, nos idos de 1847, com as atividades de mágico e prestidigitador. Embora não se conheçam até o momento exemplos remanescentes de sua produ...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Frederick Walter (Irlanda [18--] - s.l [18--]). Fotografo. É talvez o personagem mais pitoresco dos primórdios da fotografia no Brasil, pois alternava seu trabalho como daguerreotipista na proví­ncia do Ceará, nos idos de 1847, com as atividades de mágico e prestidigitador. Embora não se conheçam até o momento exemplos remanescentes de sua produção como retratista, ele teve grande importância para a evolução da fotografia no paí­s por ter sido professor de daguerreotipia de Joaquim Insley Pacheco (que permutava suas lições pelas telas que pintava para os espetáculos de seu mestre), que viria a se consagrar mais tarde como um dos maiores retratistas da Corte, no Rio de Janeiro, sendo agraciado com o tí­tulo de Photographo da Casa Imperial a 22 de dezembro de 1855.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: