Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Diogo Luiz Cypriano

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 30.09.2017
1801
1901

Retrato de J. F. Sampayo, 1865
Diogo Luiz Cypriano
Albúmen e cartão de visita
Coleção Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Rio de Janeiro, RJ)

Diogo Luiz Cypriano. Fotógrafo, pintor e miniaturista. Presumidamente de nacionalidade brasileira, sucedeu ao pioneiro da daguerreotipia Guilherme Telfer, no estúdio da Rua dos Ourives, 34, no Rio de Janeiro (RJ), que passou a ser denominado então de Officina de Diogo Luiz Cypriano. Destacou-se em 1861 ao ser contemplado com a medalha de cobre d...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Diogo Luiz Cypriano. Fotógrafo, pintor e miniaturista. Presumidamente de nacionalidade brasileira, sucedeu ao pioneiro da daguerreotipia Guilherme Telfer, no estúdio da Rua dos Ourives, 34, no Rio de Janeiro (RJ), que passou a ser denominado então de Officina de Diogo Luiz Cypriano. Destacou-se em 1861 ao ser contemplado com a medalha de cobre da 1ª Exposição Nacional, realizada na cidade do Rio de Janeiro, sendo consagrado com o título de Photographo da Casa Imperial, a 20 de setembro de 1864, em virtude de seu talento como retratista. Em 1871, associou-se a Pedro Satyro de Souza da Silveira, alterando a razão social de seu estabelecimento para Cypriano e Silveira. Encerrou sua carreira quatro anos mais tarde, quando seu sócio assumiu o controle integral do estabelecimento.

Obras 3

Abrir módulo

Exposições 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil: 1840- 1900. Prefácio Pedro Karp Vasquez. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. 248 p. (História da fotografia no Brasil, 1).
  • KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Prefácio Boris Kossoy. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 128 p.
  • LAEMMERT, Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial Laemmert, Laemmert & Cia. , Rio de Janeiro, 1852.
  • TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo: 1839/1889. Rio de Janeiro: Funarte. Rocco, 1995. 309 p. (Coleção Luz & Reflexão, 4).
  • VASQUEZ, Pedro Karp. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho: Companhia Internacional de Seguros: Ed. Index, 1985.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: