Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Carlos Hoenen

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 01.03.2017
0019
0019

Pavilhão da Fábrica de Ferro de Ipanema na I Exposição Provincial de São Paulo, São Paulo SP, 1885
Carlos Hoenen
Albúmen

Carlos Hoenen. Fotógrafo. Alemão, foi exímio retratista, sendo proprietário da Photographia Allemã, situada na Rua do Carmo, 74 (atual Roberto Simonsen), em São Paulo (SP), entre 1875 e 1885. Foi a existência prévia do seu estabelecimento que impediu que Alberto Henschel usasse a mesma denominação que já havia empregado nos estúdios que abrira a...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Carlos Hoenen. Fotógrafo. Alemão, foi exímio retratista, sendo proprietário da Photographia Allemã, situada na Rua do Carmo, 74 (atual Roberto Simonsen), em São Paulo (SP), entre 1875 e 1885. Foi a existência prévia do seu estabelecimento que impediu que Alberto Henschel usasse a mesma denominação que já havia empregado nos estúdios que abrira antes nas cidades do Recife, de Salvador e do Rio de Janeiro, quando se transferiu para a capital paulista, em 1882. As fotopinturas de sua empresa eram bastante requisitadas, em virtude do talento do pintor que o auxiliava, o austríaco F. Piereck. Também foi comerciante de produtos e equipamentos fotográficos, tendo papel importante na difusão da fotografia na província de São Paulo, em virtude das aulas que dava para os fotógrafos ou aspirantes a fotógrafos do interior que o procuravam em seu estabelecimento.

Obras 3

Abrir módulo

Exposições 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • ALVES GOULART, Paulo Cezar & MENDES, Ricardo. Noticiário geral da photographia paulistana: 1839-1900, Manuscrito inédito produzido para a Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo, 1993.
  • FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil: 1840- 1900. Prefácio Pedro Karp Vasquez. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. 248 p. (História da fotografia no Brasil, 1).
  • KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Prefácio Boris Kossoy. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 128 p.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: