Título da obra: Sem Título


Sem Título
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1997
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Amilcar Packer
Amilcar Lucien Packer Yessouroun (Santiago, Chile, 1974). Fotógrafo, artista visual e editor. Filho da artista plástica Cecile Lucile Florine Yessouroun Yessouror. Vem para o Brasil em 1982 e gradua-se em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), em 1999. Realiza suas primeiras exposições em 1997, desenvolvendo um trabalho que procura dialogar com outros campos de expressão artística, como o vídeo e a pintura, na busca de uma representação visual para as questões relacionadas à sexualidade e à identidade na sociedade pós-moderna. Seus trabalhos integram mostras coletivas por todo o país, em cidades como Niterói, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Em 2002, é selecionado pelo Rumos Artes Visuais Itaú Cultural, em São Paulo. É contemplado com o Prêmio Aquisição do 11° Salão da Bahia, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), em 2004. Também é ganhador do Prêmio CIFO, da Cisneros Fontanals Art Foundation, em Miami, em 2007.
Os trabalhos de Amilcar Packer, realizados principalmente em suportes como o vídeo e a fotografia, têm como tema os limites do corpo e suas relações com o espaço. Em diversas obras, o artista exibe seu corpo como mais um objeto dentre tantos outros, numa tentativa de dissolver os limites entre coisa e corpo. Esse esforço fica mais evidente em trabalhos nos quais mimetiza objetos - dobra-se como uma mesa, envolve um pilar com sua camisa, imita a angulação da quina de uma parede. Em outras imagens, ainda, seu corpo aparece em poses ou posições inusitadas, desconfortáveis ou insustentáveis, numa atitude desafiadora.
Desse modo, o corpo que vemos nos trabalhos de Packer é, ao mesmo tempo, limitado e levado ao limite. Limitado, pois está sujeito às demarcações espaciais em que está inserido e às restrições físicas que lhe são próprias; levado ao limite, uma vez que tenta desafiar tais demarcações e restrições, ao mesmo tempo em que busca outras possibilidades de ação. Como nota o curador Ivo Mesquita, o corpo aqui é, ao mesmo tempo, sujeito e território, tomado como campo de desejo e de ação, em que o artista questiona as convenções culturais, as normas e os padrões impostos ao corpo em nome da funcionalidade e da organização dos espaços e das relações sociais.
Ao configurar o espaço de suas imagens de maneira insólita, deslocando objetos, confundindo funções e utilidades, Packer questiona o estatuto de seu próprio corpo e aquele dos objetos que o cercam.
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Itaú Cultural (Campinas, SP)
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Espaço Porto Seguro de Fotografia
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Espaço Henfil de Cultura (São Bernardo do Campo, SP)
Museu de Arte Contemporânea José Pancetti (MACC)
Museo de Las Artes de La Universidad de Guadalajara
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói)
Museu de Arte Contemporânea José Pancetti (MACC)
Observatório Cultural Torre Malakoff
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Teatro Lauro Gomes (São Bernardo do Campo, SP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Parque Ferial Juan Carlos I
Fundação Bienal de São Paulo
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