Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Alfredo Ducasble

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural

Ponte Sete de Setembro, sobre o Rio Capibaribe (Recife PE), 1885
Alfredo Ducasble
Coleção Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Rio de Janeiro, RJ)

Alfredo Ducasble (ativo no Brasil entre as décadas de 1870 e 1890). Fotógrafo, pintor, escultor, músico, colecionador e antiquário. Foi o primeiro a divulgar internacionalmente o mobiliário brasileiro colonial, ao enviar peças de seu acervo para a Exposição Universal de Paris (França), em 1889. Exímio retratista, possuiu um estúdio à rua Barão d...

Texto

Abrir módulo

Alfredo Ducasble (ativo no Brasil entre as décadas de 1870 e 1890). Fotógrafo, pintor, escultor, músico, colecionador e antiquário. Foi o primeiro a divulgar internacionalmente o mobiliário brasileiro colonial, ao enviar peças de seu acervo para a Exposição Universal de Paris (França), em 1889. Exímio retratista, possuiu um estúdio à rua Barão da Vitória 65, no Recife (PE), entre 1870 e 1890. Foi também um ótimo paisagista, tendo trabalhos de sua autoria incluídos no Album de vues du Brésil, organizado pelo barão do Rio Branco e publicado no livro Le Brésil, de Levasseur, em Paris, em 1889. Nesta ocasião, Ducasble brilhou na Exposição Universal de Paris, obtendo a medalha de prata do evento. Em 1885, já havia obtido premiação idêntica na Exposição Internacional de Antuérpia (Bélgica), enquanto, em 1881, havia conquistado medalhas de mérito na Exposição Provincial de Pernambuco, realizada no Recife, e na Exposição da Indústria Nacional, realizada no Rio de Janeiro.

Obras 3

Abrir módulo

Exposições 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil: 1840- 1900. Prefácio Pedro Karp Vasquez. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 1985. 248 p. (História da fotografia no Brasil, 1).
  • FREYRE, Gilberto; PONCE DE LEON, Fernando; VASQUEZ, Pedro Karp. O retrato brasileiro: fotografias da Coleção Francisco Rodrigues, 1840-1920. Rio de Janeiro: Funarte. Fundação Joaquim Nabuco, 1983.
  • KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Prefácio Boris Kossoy. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 128 p.
  • TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo: 1839/1889. Rio de Janeiro: Funarte. Rocco, 1995. 309 p. (Coleção Luz & Reflexão, 4).
  • VASQUEZ, Pedro Karp. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho: Companhia Internacional de Seguros: Ed. Index, 1985.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: