Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Maurício Salgueiro

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 10.05.2017
1930 Brasil / Espírito Santo / Vitória
Registro fotográfico autoria desconhecida

Paisagem com Hidrante, 1975
Maurício Salgueiro
Metais, concreto e água com socorro eletromecânico

Maurício Salgueiro Felisberto de Sousa (Vitória, Espírito Santo, 1930). Escultor e professor. Muda-se ainda jovem, com a família, para o Rio de Janeiro. Em 1949, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), onde inicia estudos universitários e, mais tarde, os de pós-graduação. Estuda na Académie du Fue, em Paris, e na Bromlay Art School, e...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Maurício Salgueiro Felisberto de Sousa (Vitória, Espírito Santo, 1930). Escultor e professor. Muda-se ainda jovem, com a família, para o Rio de Janeiro. Em 1949, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), onde inicia estudos universitários e, mais tarde, os de pós-graduação. Estuda na Académie du Fue, em Paris, e na Bromlay Art School, em Londres, especializando-se em metais. É um dos precursores da arte cinética no Brasil pela utilização da luz, som, movimento, e pela execução de múltiplos a partir da década de 60. Leciona no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ); no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense; na Pontifícia Universidade Católica - PUC; e a partir de 1989, na Universidade Santa Úrsula. Executa os troféus Coruja de Ouro, em 1969, e Humberto Mauro, em 1971, para o Instituto Nacional de Cinema, e Copa Brasil, em 1975, para o Campeonato Brasileiro de Futebol.

Obras 21

Abrir módulo
Registro fotográfico autoria desconhecida

A Poça

Madeira, metal, poliéster, óleo industrial e motor
Registro fotográfico autoria desconhecida

Lâmina Sonora

Metais com socorro eletromecânico

Exposições 32

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 14

Abrir módulo
  • AYALA, Walmir. [Maurício Salgueiro]. In: PAÇO das Artes. São Paulo: Paço das Artes, 1971. n. p.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994.
  • COTIDIANO/ARTE: A Técnica. São Paulo: Itaú Cultural, 1999. (Eixo Curatorial 1999).
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
  • MORAIS, Frederico. Luminosas, uivantes, tátil-olfativas, pulsantes: eis as esculturas de Maurício Salgueiro. O Globo, Rio de Janeiro, 09 set. 1976.
  • PANORAMA da arte atual brasileira/85: formas tridimensionais. São Paulo: MAM, 1985.
  • SALGUEIRO, Maurício, CIRILLO, Aparecido José (coord. ), LOPES, Maria Helena Lindenberg (coord. ). Sólido insólito. Texto Pierre Restany, Frederico Morais. Vitória : Galeria de Arte e Pesquisa/UFES, 1994. folha dobrada il. p. b. color.
  • SALGUEIRO, Maurício. Maurício Salgueiro. Texto de Clarival do Prado Valladares et al. Rio de Janeiro: MAM, 1966.
  • SANTOS, José Roberto Marcellino (coord. ). Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Apresentação M. F. do Nascimento Brito; edição M. F. do Nascimento Brito; projeto gráfico Jorge Visniauskas, Itamar Carlos; texto Maria Regina do Nascimento Brito, Agnaldo Farias, Maria del Carmen Zilio; pesquisa Paulo Pedreira, Agnaldo Farias, Jurema Fernandes, Manuel Souza Leão Veiga; fotografia Romulo Fialdini, Vicente de Mello, Aertsens Michel, Marcel Gautherot. São Paulo : Banco Safra, 1999. 357 p. il. color.
  • SÓLIDO e Insólito : O Visível e o não visível na obra de Maurício Salgueiro. (12min) : NTSC, Sonoro, Col.
  • TRIDIMENSIONALIDADE: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 1999.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: