Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Wagner Malta Tavares

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 29.09.2021
08.11.1964 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução Fotográfica Autoria

Três Montes: suíte para voz e máquina de lavar
Wagner Malta Tavares
Performance - lycra laranja, máquina de lavar e tensores

Wagner Malta Tavares (São Paulo, São Paulo, 1964). Escultor e artista multimídia. Forma-se em comunicação social pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), São Paulo, em 1990. Durante nove anos, é sócio de uma gravadora fonográfica e, depois de 1998, começa a fazer cursos livres de arte e ateliês orientados. É assistente de artistas como Lau...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Wagner Malta Tavares (São Paulo, São Paulo, 1964). Escultor e artista multimídia. Forma-se em comunicação social pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), São Paulo, em 1990. Durante nove anos, é sócio de uma gravadora fonográfica e, depois de 1998, começa a fazer cursos livres de arte e ateliês orientados. É assistente de artistas como Laura Vinci (1962) e Nuno Ramos (1960). Seus primeiros trabalhos são performances. Integra a cooperativa de artistas Olho Seco no ateliê Daora Brandão, em São Paulo, por três anos. Em 2000, começa a apresentar trabalhos formalmente mais definidos como Sursum corda, na Capela Morumbi, e Novelo laranja, no Centro Cultural São Paulo - CCSP, ambos com peças em gesso. Entre 2001 e 2003, cria e gere, com outros artistas do grupo, a galeria independente 10,20x3,60, em São Paulo. Ainda em 2003, faz as exposições Catapulta, no Sesc Avenida Paulista, e Reator de dobra, na Galeria Virgílio, São Paulo. Em 2006, é selecionado pela Fundação Iberê Camargo para residência na School of the Art Institute of Chicago [Escola do Instituto de Arte de Chicago], nos Estados Unidos, e lá realiza as intervenções urbanas First love e Contact e participa da galeria móvel Rider Project. Em 2009, recebe o prêmio Marcantonio Villaça/FUNARTE pelo trabalho Hermes, que passa a integrar a coleção do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC, Estado do Rio de Janeiro. Em 2010, faz a individual Herói no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, e no MAC de Niterói.

Obras 3

Abrir módulo
Arquivo do artista

Nave 2

Impressão jato de tinta em papel algodão
Arquivo do artista

Nave 3

Impressão jato de tinta em papel algodão

Exposições 48

Abrir módulo

Instalações 1

Abrir módulo

Mídias (1)

Abrir módulo
Wagner Malta Tavares - Enciclopédia Itaú Cultural
Uma das características do trabalho de Wagner Malta Tavares é fazer objetos e situações do dia a dia que são imperceptíveis passarem a ser reconhecidas. Isso ocorre, por exemplo, quando ele coloca ventiladores no espaço expositivo para dar movimento a pedaços de pano ou suportes de madeira. Em suas obras, Tavares utiliza matérias-primas como gesso, prata, ferro, borracha, fotografia. “Também faço gravura, desenho. Só não faço pintura, porque ela ainda não é necessária ao que eu preciso falar.” Para seus vídeos, ele inventa cenários como o que exibe uma casa sem portas ou janelas, dentro da qual o artista instala tecidos metalizados que voam através das janelas graças à ação de ventiladores. “Com a arte, a gente não precisa ir para o espaço. O desconhecido está aqui. Os objetos, as pessoas são misteriosas. Quando coloco um balão debaixo de uma cadeira, falo de um vazio que está cheio de alguma coisa. De vento, de ar.”

Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Fontes de pesquisa 13

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: