Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Paulo Angerami

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 20.03.2017
01.06.1963 América do Norte / Estados Unidos / Califórnia / Palo Alto

Sem Título, 1994
Paulo Angerami
Câmera de orifício

Paulo Mattos Angerami (Palo Alto, Estados Unidos 1963). Fotógrafo e professor. Formado em matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, USP, em 1984, estuda também artes plásticas na Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade, ECA/USP, sem no entanto concluir o curso. Dedica-se ao ensino a partir d...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Paulo Mattos Angerami (Palo Alto, Estados Unidos 1963). Fotógrafo e professor. Formado em matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, USP, em 1984, estuda também artes plásticas na Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade, ECA/USP, sem no entanto concluir o curso. Dedica-se ao ensino a partir de 1990, inicialmente como professor da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, FDTE, e, em seguida do curso básico de fotografia do Serviço Nacional do Comércio (entre 1994 e 1997), promovendo em 1997 oficinas no Centro Cultural Pompéia e, em 1998, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Começa a expor seu trabalho, realizado sobretudo com câmaras estenopéicas (também conhecidas como pinhole, ou buraco-de-agulha), a partir de 1993, ano em que obteve o Prêmio Estímulo para Ensaio Fotográfico da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Sendo que, no ano seguinte, é agraciado com o Prêmio Nascente, na categoria de artes plásticas, da USP.

Obras 12

Abrir módulo

Exposições 13

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • APPLE, Ananda. Um inventor de imagens, no Jornal SP TV, Rede Globo de Televisão, junho de 1997.
  • OLIVA, Fernando. Cidade é vista por câmera de orifício de Angerami. Folha de S.Paulo, Caderno Ilustrada, 28 de abril de 1997.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: