Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Fábio Fon

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 11.08.2016
1979 Brasil / São Paulo / São Paulo
Fabio de Oliveira Nunes (São Paulo, São Paulo, 1979). Artista multimídia, designer digital e professor universitário. Inicia a trajetória artística em 1989 com computação gráfica e webarte. É premiado no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) pelo trabalho ONOS – ON Operational System em 2000. No mesmo ano, gradua-se em artes plás...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Fabio de Oliveira Nunes (São Paulo, São Paulo, 1979). Artista multimídia, designer digital e professor universitário. Inicia a trajetória artística em 1989 com computação gráfica e webarte. É premiado no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) pelo trabalho ONOS – ON Operational System em 2000. No mesmo ano, gradua-se em artes plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Obtém título de mestre em multimeios pela Universidade de Campinas (Unicamp) em 2003. Neste ano, integra o grupo Poéticas Digitais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde permanece até 2009, ano em que recebe menção honrosa no Prêmio Capes de teses 2008, com a tese de doutorado CTRL + ART + DEL: Contexto, Arte e Tecnologia, defendida na mesma instituição.

Ainda em 2009, torna-se docente do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 2011, participa do File Porto Alegre e File São Paulo. Na capital paulista integra o Grupo de Pesquisa cAt: Ciência, Arte e Tecnologia da Unesp.

Em 2012, inicia pós-doutorado no Instituto de Artes da Unesp. Em 2014, lança a revista experimental Alteria, de poéticas da visualidade, com participação de alteregos, personas e pseudônimos.

Análise
Os trabalhos de Fabio Fon estabelecem diálogos entre a prática artística e a teórica. Da iniciação científica ao pós-doutorado, há um questionamento entre a máquina, quem a acessa e a postura crítica diante das relações sociais no cenário tecnológico atual.

Casa Escura (1999), propõe um website cuja tela, negra, esconde botões sobre os quais o usuário passa o cursor, disparando sons do cotidiano de uma casa. Ou seja, Casa Escura propõe a experiência do invisível, numa imersão em que prevalece o som, puro e simples. A interface não é mais visual, mas sonora.

Em Captas (2009), Fabio Fon e a artista Soraya Braz (1980) realizam uma intervenção urbana que faz uso de capas plásticas. Essas capas reproduzem conversas de telefone pré-gravadas quando percebem o uso de algum aparelho celular por perto. O trabalho é precedido por Roaming (2007) e Grampo (2007) que já faziam uso de microchips capazes de detectar os distúrbios sonoros de ondas eletromagnéticas emitidas por aparelhos celulares ao seu redor. As obras discutem as implicações sociais da telefonia móvel no espaço urbano, questionando os limites entre público e privado.

Por fim, Freakpedia – A verdadeira enciclopédia livre (2009), é um website desenvolvido em parceria com o artista Edgar Franco (1971) no qual o internauta é livre para publicar verbetes com pouca ou nenhuma relevância. O trabalho contesta a liberdade proclamada pela enciclopédia Wikipédia. Chama a atenção para a política de remoção de verbetes, prática baseada em critérios de relevância, muitas vezes sujeita a um repertório pessoal e ao desconhecimento dos assuntos tratados pelos usuários.

Exposições 1

Abrir módulo

Festivais 1

Abrir módulo

Seminários 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • BRAZ, Soraya., NUNES, Fabio Oliveira. Intromissão e invisibilidade em experimentações artísticas com radiação eletromagnética. Visualidades, revista do programa de mestrado e cultura visual da Universidade Federal de Goiás, v.8, n.1, p. 160-173, 2010. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/VISUAL/article/viewFile/18224/10888 >.
  • NUNES, Fabio Oliveira. CTRL+ART+DEL: Pressupostos Reflexivos Para Pequenos Distúrbios em Arte e Tecnologia. In: 18 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Transversalidades nas Artes Visuais, 2009. Salvador, Bahia. Disponível em: < http://www.anpap.org.br/anais/2009/pdf/cpa/fabio_oliveira_nunes.pdf > Acesso em: 05 ago. 2014.
  • NUNES, Fabio Oliveira. Captas. FON – Fabio Oliveira Nunes, Site do artista. Disponível em: < http://www.fabiofon.com/captas.html >. Acesso em: 05 ago. 2014.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: