Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Música

Furnandes Albaralhão

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 07.07.2021
Horácio Mendes Campos (s.l., s.d.). Colaborador do Supprimento de Purtugali do jornal A Manha, dirigido por Apparício Torelly, futuro Barão de Itararé, no Rio de Janeiro RJ, entre 1930 e 1932. Escreveu poemas satíricos parodiando a fala dos imigrantes portugueses. Em 1931 é publicado seu livro de poesia Caldo Berde, reunindo os poemas publicados...

Texto

Abrir módulo

Horácio Mendes Campos (s.l., s.d.). Colaborador do Supprimento de Purtugali do jornal A Manha, dirigido por Apparício Torelly, futuro Barão de Itararé, no Rio de Janeiro RJ, entre 1930 e 1932. Escreveu poemas satíricos parodiando a fala dos imigrantes portugueses. Em 1931 é publicado seu livro de poesia Caldo Berde, reunindo os poemas publicados n'A Manha. Segundo o crítico Raimundo Magalhães Júnior, Furnandes Albaralhão "foi, em relação aos portugueses, o que era Juó Bananére em relação aos italianos. Tendo desaparecido ainda moço, seu livro, nunca mais reeditado, é hoje uma verdadeira raridade bibliográfica, tanto mais que nem a Biblioteca Nacional dele possui exemplar".

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • MAGALHÃES JÚNIOR, Raimundo. Furnandes Albaralhão. In: ______. Antologia de humorismo e sátira: de Gregório de Matos a Vão Gôgo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1957. (Vera Cruz. Literatura brasileira, 5). p. 309-311
  • PEIXOTO, Afrânio. Humor - Ensaio de breviário nacional de humorismo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1936. p. 283-284,.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: