Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Cris Bierrenbach

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 08.05.2017
1964 Brasil / São Paulo / São Paulo

D. Paulo Evaristo Arns, 1991
Cris Bierrenbach
Matriz-positivo

Cristiana Bierrenbach Lima (São Paulo, São Paulo, 1964). Fotógrafa. Entre 1984 e 1985, estuda geologia antes de optar pelo curso de cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pela qual é graduada em 1992.

Texto

Abrir módulo

Biografia

Cristiana Bierrenbach Lima (São Paulo, São Paulo, 1964). Fotógrafa. Entre 1984 e 1985, estuda geologia antes de optar pelo curso de cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pela qual é graduada em 1992.

Em 1990, realiza a primeira exposição individual no Projeto Foto de Autor, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS/SP). Entre 1989 e 1991, atua como repórter fotográfica do jornal Folha de S. Paulo, e de 1992 a 1994 trabalha na Revista da Folha. Nas Semanas de Educação de 1994 e de 1995, da Faculdade de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, ministra o workshop A Fotografia como Texto para alunos de graduação, pós-graduação e professores.

Em 1996, permanece como editora de fotografia da revista República e ilustra a primeira fotonovela brasileira destinada à veiculação pela internet, O Moscovita. Colabora com revistas como Vogue, Carta Capital e Marie Claire. Desenvolve trabalhos autorais que exploram as potencialidades expressivas dos processos fotográficos e das novas tecnologias digitais. Em 2004, recebe o Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas, em São Paulo. Integra, em 2005, a coleção FotoPortátil, lançada pela editora Cosac & Naify. Em 2007, é diretora de fotografia do longa-metragem FilmeFobia, de Kiko Goifman (1968). É fotógrafa da revista Valor Econômico.

Análise

No processo investigativo de Cris Bierrenbach, objetos e instalações são construídos com base em fotografias produzidas por meio de antigas técnicas, como o daguerreótipo, que fixa as imagens obtidas em uma câmara escura sobre folha de prata. A retomada dessa técnica revela, então, o interesse da artista pelo resgate da própria história da fotografia.

Em Auto-Retrato, de 2003, ela não é a fotografada, como sugere o título. São daguerreótipos de rostos de bonecas que aparecem com apenas uma das faces iluminada, destacando características femininas. Em outros trabalhos, como Sem Nome, no mesmo ano, permanece a preocupação com o universo feminino e a questão da identidade, constantemente abordada com base em seu próprio corpo.

Bierrenbach atua no limite das potencialidades dos processos fotográficos, desde os mais antigos aos mais novos, como o digital. Esse trânsito entre diferentes técnicas lhe permite apresentar trabalhos que não se limitam a uma única estética. Suas instalações formam uma espécie de comentário sobre as possibilidades técnicas da fotografia.

Obras 13

Abrir módulo

Blusa

Cromos 35 mm costurados

Blusa

Cromos 35 mm costurados

Debates 1

Abrir módulo

Espetáculos 1

Abrir módulo

Exposições 90

Abrir módulo

Feiras de arte 2

Abrir módulo

Palestras 1

Abrir módulo

Performances 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 12

Abrir módulo
  • BIERRENBACH, Cris; CHIODETTO, Eder (Coord.). Cris Bierrenbach. Projeto gráfico Elaine Ramos; texto Miguel Chaia. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. [54] p., il. p&b color. (Fotoportátil, 4). ISBN 85-7503-468-5. 770.92 F761 n.2
  • BIERRENBACH, Cris; CHIODETTO, Eder (coord.). Cris Bierrenbach. Projeto gráfico Elaine Ramos; texto Miguel Chaia. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. [54] p., il. p&b color. (Fotoportátil, 4).
  • FOTOGRAFIAS no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Texto Tadeu Chiarelli, Ricardo Mendes. São Paulo: MAM, 2002.
  • FOTOGRAFIAS no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Texto Tadeu Chiarelli, Ricardo Mendes. São Paulo: MAM, 2002. CAT-G SPmam 2002/f
  • IDENTIDADE/NÃO identidade: a fotografia brasileira atual. Curadoria Tadeu Chiarelli e Rejane Cintrão; texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: MAM, 1997.
  • IDENTIDADE/NÃO identidade: a fotografia brasileira atual. Curadoria Tadeu Chiarelli e Rejane Cintrão; texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: MAM, 1997. SPmam 1997/i
  • LOBACHEFF, Georgia e BOFFA, Marcelo (Coord.). Fotógrafos e fotoartistas na Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo: fotografia contemporânea brasileira. Curadoria Georgia Lobacheff. São Paulo: Espaço Porto Seguro de Fotografia, 1999.
  • LOBACHEFF, Georgia e BOFFA, Marcelo (Coord.). Fotógrafos e fotoartistas na Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo: fotografia contemporânea brasileira. Curadoria Georgia Lobacheff. São Paulo: Espaço Porto Seguro de Fotografia, 1999. SPeps 1999/f
  • MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (SÃO PAULO, SP). Cris Bierrenbach, Everton Ballardin e Cristina Guerra. São Paulo: MIS, 1990. 4p. il. p.b. (Foto de Autor).
  • MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (SÃO PAULO, SP). Cris Bierrenbach, Everton Ballardin e Cristina Guerra. São Paulo: MIS, 1990. 4p. il. p.b. (Foto de Autor). Não Cadastrado
  • RETRATOS do imaginário de São Paulo. Projeto Rosana Delellis; pesquisa e texto Ricardo Mendes; direção de arte Artur Lescher; produção gráfica Horacio Sei; produção Ana Antoniazzi, Márcia Porto. São Paulo: FormArte, 2001. 124 p., il. p&b color.
  • RETRATOS do imaginário de São Paulo. Projeto Rosana Delellis; pesquisa e texto Ricardo Mendes; direção de arte Artur Lescher; produção gráfica Horacio Sei; produção Ana Antoniazzi, Márcia Porto. São Paulo: FormArte, 2001. 124 p., il. p&b color. 770.9816 R438

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: