Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

José Yalenti

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 03.11.2020
26.04.1895 Brasil / São Paulo / São Paulo
04.05.1967 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Arquitetura, 1950
José Yalenti
Tinta mineral sobre premiun luster photo paper
36,30 cm x 45,00 cm

José Vicente Eugenio Yalenti (São Paulo, São Paulo, 1895 – Idem, 1967). Fotógrafo. Filho de imigrantes italianos, forma-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Combate na Revolução Constitucionalista de 1932. Entre 1936 e 1965, trabalha como funcionário público na Subprefeitura de Santo Amaro, em S...

Texto

Abrir módulo

José Vicente Eugenio Yalenti (São Paulo, São Paulo, 1895 – Idem, 1967). Fotógrafo. Filho de imigrantes italianos, forma-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Combate na Revolução Constitucionalista de 1932. Entre 1936 e 1965, trabalha como funcionário público na Subprefeitura de Santo Amaro, em São Paulo. 

Em abril de 1939, ao lado de outros fotógrafos paulistas, funda o Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB). Nos primeiros anos de atividade do FCCB, atua como diretor de excursões, em geral para cidades próximas à capital paulista, como Guararema e Ribeirão Pires. Desde a fundação, é membro do Conselho Deliberativo do clube, no qual também desenvolve atividade didática. Participa de diversos salões nacionais e internacionais e obtém reconhecimento de entidades ligadas à fotografia, como Federation Internationale de l’Art Photographique (Fiap) e Cercle Royal d’Études Photographiques et Scientifique d’Anvers (Crepsa), da Bélgica. 

Mantém-se ativo e ligado ao FCCB, como sócio-honorário, durante toda a vida. Apesar de sua formação artística em fotografia estar ligada ao academismo pictorialista da época, é considerado um dos primeiros fotógrafos brasileiros a buscar uma linguagem moderna em suas imagens. Seus trabalhos integram importantes coleções de fotografia, como Pirelli-Masp (São Paulo), Tate Gallery (Londres) e Miami Art Museum (Estados Unidos).

Análise

A importância de José Yalenti para a história da fotografia no Brasil vai além do fato de ter sido um dos sócio-fundadores do Foto Cine Clube Bandeirante, em 1939. As imagens que produz em meados da década de 1940 expandem e radicalizam pesquisas formais até então apenas esboçadas na produção fotográfica nacional. 

Segundo a pesquisadora Helouise Costa (1960), ao fotografar em contraluz, Yalenti “quebra a unidade da cena, deixando evidente a interferência do fotógrafo na sua execução”. Assim, as grandes massas de sombra, presentes em composições como Embarque (1945), chamam a atenção do espectador para a materialidade da superfície fotográfica. Com isso, a imagem perde parte de seu efeito ilusório. Seu caráter de referente da realidade cede lugar ao jogo de linhas e planos, que atuam como elementos formais autônomos. 

Iniciando uma experiência largamente explorada pelos colegas fotoclubistas, Yalenti privilegia a fotografia arquitetônica para criar composições geométricas. O fotógrafo não descarta, porém, a importância da figura humana. Ela está presente em Paralelas e Diagonais (1945), não como medida da monumentalidade do edifício, mas como elemento que contrapõe algo de subjetivo – um gesto – ao rigor geométrico abstrato. Do mesmo modo, um homem surge pensativo em meio às linhas de Evanescentes (1945). O registro poético do cotidiano aliado à rigorosa pesquisa formal são as principais características das imagens de Yalenti, que figuram entre os marcos iniciais da fotografia moderna no Brasil.

Obras 23

Abrir módulo
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Arquitetura

Tinta mineral sobre premiun luster photo paper
Reprodução fotográfica Iara Venanzi/Itaú Cultural

Arquitetura 3

Gelatina e prata sobre papel
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Arquitetura nº7

Tinta mineral sobre premiun luster photo paper
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Balance

Tinta mineral sobre premiun luster photo paper
Reprodução fotográfica João L. Musa/Itaú Cultural

Beirais

Tinta mineral sobre premiun luster photo paper

Exposições 27

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 6

Abrir módulo
  • CAMARGO, Mônica Junqueira de; MENDES, Ricardo. Fotografia: cultura e fotografia paulista no século XX. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
  • COLEÇÃO Pirelli/Masp de Fotografia. Catálogo 2007, v. 16. São Paulo: Masp, 2007. Disponível em: http://www.colecaopirellimasp.art.br/autores/257.
  • COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
  • DUARTE, B. J. O velho Yalenti. Foto-cine, v. XIV, n. 157, abr./ jun., 1967.
  • FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE. Site Oficial. Disponível em: http://www.fotoclub.art.br/.
  • MORREU Yalenti. Foto-cine, v. XIV, n. 157, abr./ jun., 1967.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: