Artigo da seção pessoas Frei Caneca

Frei Caneca

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deFrei Caneca: 20-08-1779 Local de nascimento: (Brasil / Pernambuco / Recife) | Data de morte 13-01-1825 Local de morte: (Brasil / Pernambuco / Recife)

Biografia
Joaquim do Amor Divino Rabelo e Caneca (Recife PE 1779 - idem 1825). Torna-se frei da ordem carmelita, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em 1796. Produz, entre 1796 e 1817 o Tratado de Eloquência, entre outros, no Recife PE. Em 1981 passa a integrar a Academia do Paraíso, centro de instrução e difusão das idéias liberais, constituída pelos padres Arruda Câmara e João Ribeiro Pessoa. Entre 1817 e 1823  traduz o texto francês O Espelho das Mulheres ou a Arte de Realizar, por meio das Graças, os Encantos da Formosura e o texto da Enciclopédia Inglesa, História da Franco-Maçonaria. Participa na Revolução de 1817, movimento republicano pela independência do Brasil, o que lhe custa quatro anos de prisão em Salvador BA. Na prisão, atua professor do "povo rude e que não tem aplicação às letras", redigindo para isso um Breve Compêndio de Gramática Portuguesa. Em 1824 participa na Confederação do Equador, e é condenado à morte. Entre 1875 e 1876 ocorre a publicação póstuma das Obras Políticas e Literárias de Frei do Amor Divino Caneca, organizadas por Antonio Joaquim de Melo. Para o crítico José Guilherme Merchior, "Frei Caneca, carmelita do Recife, líder e mártir da Confederação do Equador, tribuno do separatismo nortista, é um mestre da verrina, um artista da catilinária violenta, que tanto injuria os 'corcundas' - os partidários da recolonização - quanto os moderados como Hipólito. Sua linguagem elétrica e sarcástica não tem maiores vôos teóricos, mas é o ancestral perfeito de toda a prosa panfletária nacional".

Outras informações de Frei Caneca:

  • Outros nomes
    • Joaquim do Amor Divino Rabelo e Caneca
  • Habilidades
    • jornalista

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FREI Caneca. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21848/frei-caneca>. Acesso em: 12 de Abr. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7