Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Fernando Salém

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 31.07.2017
13.09.1960 Brasil / São Paulo / São Paulo
Fernando Salém (São Paulo, São Paulo, 1960). Fez o curso de Música Popular, na Fundação das Artes, em São Caetano do Sul SP, em 1980. No ano seguinte realizou shows com a banda Bonkixote em São Paulo. Entre 1981 e 1983 fez turnê pela Europa com a banda Xoro Roxo. Apresentou-se em shows com Paulo Miklos, em 1984, em São Paulo e no Rio de Janeiro....

Texto

Abrir módulo

Biografia

Fernando Salém (São Paulo, São Paulo, 1960). Fez o curso de Música Popular, na Fundação das Artes, em São Caetano do Sul SP, em 1980. No ano seguinte realizou shows com a banda Bonkixote em São Paulo. Entre 1981 e 1983 fez turnê pela Europa com a banda Xoro Roxo. Apresentou-se em shows com Paulo Miklos, em 1984, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A gravação do LP Clínica, com composições suas, ocorreu em 1986, mesmo ano em que compôs a trilha sonora do filme Frankstein Punk, de Cao Hamburger. Nos anos seguintes compôs trilhas para outros filmes de Hamburger, entre os quais Caçada ao Pantanal e Os Urbanóides. Em 1990 tornou-se diretor musical e integrante da banda Vexame; em 1991, produziu e dirigiu o disco Vexame. Entre 1992 e 1994 foi diretor musical de Fanzine, programa diário da TV Cultura. Na década de 1990 compôs trilhas para as aberturas de vários programas da TV Cultura, como Tom Jobim, Nascente, Tropicália a 2 e Cartão Verde; também dirigiu eventos musicais e  comerciais de TV, além de trabalhar como professor de música e ator. Em 1989 recebeu o Prêmio Festival de Brasília, melhor trilha sonora, pela trilha de A Garota das Telas, de Cao Hamburger (1963), filme do qual também foi roteirista.

Shows musicais 2

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: