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Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Ettore Ximenes

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
11.04.1855 Itália / Sicília / Palermo
20.12.1926 Itália / Lazio / Roma
Registro fotográfico Juan Esteves

Monumento à Independência, 1922
Ettore Ximenes
Bronze

Ettore Ximenes (Palermo, Itália 1855 - Roma, Itália 1926). Escultor, pintor e professor. Realiza, entre 1868 e 1871, seus primeiros estudos na Academia de Belas Artes, em Palermo, Itália. De 1872 a 1874, reside em Nápoles, Itália, e estuda na Academia de Belas Artes, tornando-se discípulo do pintor Domenico Morelli. Subvencionado pelo governo it...

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Biografia

Ettore Ximenes (Palermo, Itália 1855 - Roma, Itália 1926). Escultor, pintor e professor. Realiza, entre 1868 e 1871, seus primeiros estudos na Academia de Belas Artes, em Palermo, Itália. De 1872 a 1874, reside em Nápoles, Itália, e estuda na Academia de Belas Artes, tornando-se discípulo do pintor Domenico Morelli. Subvencionado pelo governo italiano, em 1874, transfere-se para Florença, também na Itália. Nessa cidade, produz ilustrações para a revista Illustrazione Italiana. É professor de escultura e diretor do Istituto Statale d'Arte, em Urbino, Itália, de 1885 a 1894. É autor de grande número de monumentos públicos na Itália e no exterior, entre eles: Monumentos a Giuseppe Garibaldi, em Pesaro, Itália, 1887, e Milão, Itália, 1895; Mausoléu do General Belgrano, Buenos Aires, Argentina, 1898; Monumento a Bottego, Parma, Itália, 1907; Monumento a Alexander II, Kiev, Rússia, atual Ucrânia, 1911; Monumento a Verrazzano, Nova York, Estados Unidos, 1911. Vem para o Brasil em 1919 e só retorna definitivamente para a Itália em 1926, ano de sua morte. Nesse período, tendo sido autor do projeto vencedor de um concurso internacional, dedica-se a elaboração do Monumento à Independência do Brasil, erguido no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Executa, também em São Paulo, o Monumento à Amizade Sírio-Libanesa, ainda por ocasião das comemorações do primeiro centenário da Independência do Brasil.

Obras 3

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Exposições 4

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Fontes de pesquisa 12

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  • ASSIS, Célia de (coord.). Monumentos urbanos: obras de arte na cidade de São Paulo. São Paulo: Prêmio, 1998.
  • BARDI, Pietro Maria, KLINTOWITZ, Jacob. Um século de escultura no Brasil. Tradução Laura Viarengo; introdução Philip Morris. São Paulo : MASP, 1982. 156 p. il. p. b.
  • BARDI, Pietro Maria. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989. p. 71. (Arte e cultura, 12).
  • BATISTA, Marta Rossetti; LOPEZ, Telê Porto Ancona; LIMA, Yone Soares de, org. Brasil: 1º tempo modernista - 1917/29: documentação. São Paulo: IEB/USP, 1972. p. 57, p. 60.
  • BENEZIT, Emmanuel-Charles. Dictionnaire critique et documentaire des peintres, sculpteurs, dessinateurs et graveurs: VALENTIN-ZYW. Paris: Grund, 1999. t. 14.
  • ENCICLOPÉDIA ITALIANA DI SCIENZE, LETTERE ED ARTI. Roma: Istituto Giovanni Treccani, 1929-1937. p. 823-824.
  • ETTORE Ximenes [verbete incompleto extraído do The Grove Dictionary of Art]. Disponível em: [http://www. artnet. com/library/09/0925/T092556. asp]. Acesso em: 26 fev. 2002.
  • ETTORE Ximenes. In: ITALY Cyber Guide: Artists & Architects. Copyright 1999-2004 Riccardo Cigola. Disponível em: [http://www. italycyberguide. com/Art/artistsarchite/ximenes. htm]. Acesso em: 26 fev. 2002.
  • II GESSO e la creta: Studio Vasari Roma: L´Atelier Ximenes. Textos de Marzio Pieri, Paolo Barbaro, Gloria Bianchino e Roberto Spocci. Parma: CSAC dell´Universitá di Parma, 1994. (Quaderni, 74).
  • IOVANNETTI NETO, Bruno Pedro. Artistas italianos nas praças de São Paulo = Artisti italiani nelle piazze di San Paolo. São Paulo: Empresa das Artes, 1992.
  • MICHELI, Mario de. Storia dell´arte in Italia: la scultura del novecento. Torino: Unione Tip. Ed. Torinense, 1981.
  • XIMENES: o escultor do monumento. Gazeta de Pinheiros, São Paulo, 19 set. 1975.

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