Artigo sobre 8º Salão Paulista de Belas Artes

Galeria Prestes Maia
Maria Noêmia de Villemor Amaral (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1919 – Idem, 2007). Pintora. Em 1952, frequenta o curso ministrado pelo pintor André Lhote (1885-1962), no departamento de difusão cultural da Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. No mesmo ano, participa do 17o Salão Paulista de Belas Artes e, dois anos depois, expõe no 2o Salão de Arte Moderna, na capital carioca.
Em 1958, muda-se para Paris e estuda no Collège de France, tendo aulas de pintura com René Huyghe (1906-1997). Em 1960, de volta ao Brasil, realiza sua primeira exposição individual na Galeria Montmartre, no Rio de Janeiro. Dois anos mais tarde, participa da coletiva Art Contemporain, no Grand Palais, em Paris. Em 1965, apresenta exposição individual na St. Martin’s Gallery, em Londres.
Noêmia Guerra passa mais de quatro décadas na Europa, viajando por países como Espanha, Holanda e Bélgica. Neste período, mora na França e em Portugal. Esses lugares fornecem as paisagens retratadas em suas pinturas, que utilizam as técnicas de óleo sobre tela e aquarela. O mar aparece na obra de Noêmia Guerra em uma série de quadros, como Ponta da Piedade (1978) e Falésias do Algarve (1983). A cultura dos países visitados pela artista torna-se tema recorrente em sua obra, como a tela Flamenco (1978). Além disso, produz retratos e aquarelas com motivos ligados à natureza.
Galeria Prestes Maia
Royal Academy of Arts (RA)
Norwich Castle and Museum
Scottish National Gallery
Kelvingrove Art Gallery and Museum
Victoria Art Gallery
Bristol City Museum & Art Gallery
Manchester Art Gallery
Ministério da Aviação e Obras Públicas
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Galeria Montmartre-Jorge
Galeries Nationales du Grand Palais
Fundação Bienal de São Paulo
St. Martin's Gallery
Alwin Gallery
Galerie Jacques Massol
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: