Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Bárbara Eliodora

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1759 Brasil / Minas Gerais / São João del Rei
25.05.1819 Brasil / Minas Gerais / São Gonçalo do Sapucaí
Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira (São João del Rei MG, 1759 - São Gonçalo do Sapucaí MG, 1819). Começa a namorar o poeta Alvarenga Peixoto em 1778, em São João del Rei MG. No ano seguinte nasce Maria Efigênia, filha da poetisa com Alvarenga Peixoto, chamada de Princesa do Brasil pelos inconfidentes mineiros. Os dois se casam em 1781 e te...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira (São João del Rei MG, 1759 - São Gonçalo do Sapucaí MG, 1819). Começa a namorar o poeta Alvarenga Peixoto em 1778, em São João del Rei MG. No ano seguinte nasce Maria Efigênia, filha da poetisa com Alvarenga Peixoto, chamada de Princesa do Brasil pelos inconfidentes mineiros. Os dois se casam em 1781 e tem mais filhos, um deles afilhado do poeta Tomás Antonio Gonzaga. Os poemas de Bárbara são editados apenas em 1862, quando ocorre a publicação de 9 das 12 sextilhas que compõem o poema "Conselhos a Meus Filhos" no livro Brasileiras Célebres, de Joaquim Norberto de Souza Silva, primeiro a atribuir esse poema à poetisa. Em 1830, o poema é publicado com o título de Conselhos de Alvarenga Peixoto a Seus Filhos em Parnaso Brasileiro ou Coleção das Melhores Poesias dos Poetas do Brasil, tanto Inéditas, como já impressas, organizado pelo Cônego Januário da Cunha Barbosa e editado pela Tipografia Imperial e Nacional. Em 1865 ocorre a publicação do poema Conselhos a Meus Filhos em Obras Poéticas de Inácio José de Alvarenga Peixoto. Bárbara Eliodora fica famosa pelo drama que vive na Inconfidência Mineira e, somente no século XIX passou a ser reconhecida como poeta, cuja obra segue a estética árcade.

Espetáculos 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: