Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

César Leal

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1924 Brasil / Ceará / Saboeiro
Francisco César Leal (Saboeiro CE 1924). Poeta, professor e ensaísta. Formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco - PUC/PE, bacharela-se em jornalismo. Publica, em 1957, Invenções da Noite Menor, seu primeiro livro de poesia. Integra, ao lado dos poetas Alberto C. Melo (1942) e Domingos Alex...

Texto

Abrir módulo

Biografia
Francisco César Leal (Saboeiro CE 1924). Poeta, professor e ensaísta. Formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Pernambuco - PUC/PE, bacharela-se em jornalismo. Publica, em 1957, Invenções da Noite Menor, seu primeiro livro de poesia. Integra, ao lado dos poetas Alberto C. Melo (1942) e Domingos Alexandre (1944), entre outros, a chamada Geração de 65 da poesia pernambucana, grupo formado em 1964, em Jaboatão, Pernambuco. Em 1968, sai seu primeiro livro de ensaios, Cavaleiros de Júpiter. Sua obra se caracteriza pelo uso de moldes clássicos no trabalho da linguagem, sem deixar, contudo, de expor a tradição de cantares populares de sua terra natal. Edita a revista Estudos Universitários da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, e é professor emérito da instituição. Tem poemas traduzidos para o alemão.

Obras 1

Abrir módulo

Exposições 1

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: