Título da obra: Busto de Martim Francisco


Reprodução fotográfica César Barreto/Itaú Cultural
Busto de Martim Francisco
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s.d.
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Marc Ferrez
Reprodução fotográfica César Barreto/Itaú Cultural
Marc Ferrez (Saint-Laurent, França 1788 - Rio de Janeiro RJ 1850). Escultor, gravador, professor. Inicia seus estudos na École des Beaux-Arts [Escola de Belas Artes], em Paris, com mestres como o escultor Philippe-Laurent Roland (1746 - 1816) e o gravador e restaurador Pierre-Nicolas Beauvallet (1750 - 1818). Após estada de seis meses em Nova York, chega em 1817 ao Rio de Janeiro com seu irmão, o escultor e gravador Zepherin Ferrez (1797 - 1851), e integra-se à Missão Artística Francesa, que está no Brasil desde 1816. Executa, com Auguste Marie Taunay (1768 - 1824), Debret (1768 - 1848), o irmão Zepherin e o arquiteto Grandjean de Montigny (1776 - 1850), a decoração dos monumentos festivos por ocasião da chegada da princesa Maria Leopoldina (1797 - 1826) e de seu casamento com dom Pedro I (1798 - 1834). Em 1820, Ferrez é nomeado professor pensionista (substituto) da Academia Imperial de Belas Artes - Aiba e, em 1829, participa da primeira exposição da Aiba, organizada por Debret. Após a morte de Taunay, em 1824, ocupa o cargo de segundo professor de escultura e, com a morte de Joaquim Alão, em 1837, torna-se catedrático de escultura da Aiba. Esculpiu, em 1842, os móveis dos aposentos da futura esposa de dom Pedro II, princesa Teresa Cristina (1822 - 1889), na fragata Constituição, que a trouxe da Europa.
Nomeado em 1820 pensionista de escultura, apenas em 1837, Marc Ferrez se torna professor titular da disciplina na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba. Realiza muitas obras no Brasil, como o berço em madeira esculpida, que realiza juntamente com seu irmão Zepherin Ferrez, oferecido a D. João VI (1767 - 1826), em 1818, por ocasião do nascimento da princesa Maria da Glória. Executa também muitas obras ornamentais, como as estátuas de Apolo e Minerva para a fachada da Aiba.
Marc Ferrez destaca-se pela realização de bustos de personalidades, principalmente em relação à qualidade técnica das obras e à preocupação realista no tratamento da figura, como é possível observar em Dama do Primeiro Reinado (1829); Martim Francisco Ribeiro de Andrade (1829); Busto de José Bonifácio de Andrade e Silva (1839) e, principalmente, no busto de D. Pedro I (1826).
O artista é responsável pela formação de novas gerações de escultores no país, em que se destaca Chaves Pinheiro (1822 - 1884).
Reprodução fotográfica César Barreto/Itaú Cultural
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
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Fundação Casa França-Brasil (Rio de Janeiro, RJ)
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