Título da obra: Praia do Botafogo


Largo do Paço (Rio de Janeiro, RJ)
,
ca. 1865
,
George Leuzinger
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Biografia
George Leuzinger (Cantão de Glaris, Suíça 1813 - Rio de Janeiro RJ 1892). Fotógrafo. Vem para o Brasil, fixa-se no Rio de Janeiro em 1832. É proprietário da Casa Leuzinger, adquirida em 1840 como papelaria, que depois funciona como oficina de gravura, tipografia e litografia, e onde a partir da metade da década de 1860 instala um ateliê fotográfico. Realiza uma série de fotografias da cidade e das regiões serranas da província do Rio de Janeiro. A Casa Leuzinger destaca-se como centro de divulgação de um repertório de paisagens do país, em gravura e fotografia. Leuzinger ilustra, com Auguste Stahl (1824 - 1877) e Hunnewell, o livro Viagem ao Brasil, 1865-1866, de Louis Agassiz e Elizabeth Cary Agassiz, em 1866. O estabelecimento de Leuzinger tem importância também como casa editorial, que publica, entre outros, o Catálogo da Exposição de História do Brasil, realizada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, entre 1881 e 1882. Leuzinger participa de quatro edições da Exposição Nacional, no Rio de Janeiro, e das Exposições Universais de Viena, em 1873, de Antuérpia, em 1885, e de Paris, em 1867 e 1887. Sua produção é analisada nos livros Fotógrafos Pioneiros no Rio de Janeiro: Victor Frond, George Leuzinger, Marc Ferrez e Juan Gutierrez, de Pedro Karp Vasquez (1954), publicado pela editora Dazibao, em 1990, e O Rio de Janeiro do Fotógrafo Leuzinger: 1860-1870, de Maria Lucia David de Sanson, Mario Aizen e Pedro Karp Vasquez, publicado pela editora Sextante, em 1998.
Comentário Crítico
George Leuzinger é um dos primeiros fotógrafos a realizar uma coleção de vistas do Rio de Janeiro e de Niterói e também das cidades das regiões serranas fluminenses no século XIX. Como nota a pesquisadora Maria Inez Turazzi, os panoramas do Rio de Janeiro foram elogiados na imprensa francesa por sua qualidade e pela novidade em termos de abordagem. Na opinião do estudioso de fotografia Pedro Karp Vasquez (1954), Leuzinger revela-se um fotográfo atento às possibilidades plásticas da paisagem. Em O Dedo de Deus, em Teresópolis, 1867, enfatiza os volumes das montanhas no plano de fundo e o jogo de luz e sombra no espaço vazio em primeiro plano, criando uma imagem de composição moderna. Já em Ilha das Cobras e em Porto do Rio de Janeiro, ambas de 1867, seguindo uma tradição de pintura de paisagem, adota o procedimento recorrente de colocar em primeiro plano um elemento importante, para acentuar a impressão de profundidade.
Na fotografia Igreja de Santa Luzia, 1867, o enquadramento supreende pelo fato de a construção estar situada à extrema direita do observador, destacando-se o mar que banha toda a frente da Igreja. Em sua produção, Leuzinger mantém diálogo com a pintura do período: essa mesma vista fora mostrada por Hildebrandt (1818 - 1869) em telas de 1844. Já em Arcos, Santa Tereza e Glória, ca.1865, apresenta uma imagem registrada anteriormente também por Victor Frond (1821 - 1881) e pintada por muitos artistas, entre os quais Agostinho da Motta (1824 - 1878).
Realiza também as fotografias de espécies da flora brasileira, que ilustram o livro de Agassiz, intitulado Viagem ao Brasil: 1865-1866. Como nota ainda Pedro Karp Vasquez, essas fotos de plantas, altamente despojadas, como exige a ilustração científica, adquirem atualmente uma intrigante modernidade fotográfica.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Casa do Bispo (Rio de Janeiro, RJ)
Centre de la Photographie (Genebra, Suíça)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Museu Imperial
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro, RJ)
Instituto Moreira Salles (Belo Horizonte, MG)
Casa da Cultura (Poços de Caldas, MG)
Fundação Bienal de São Paulo
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
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