Título da obra: Jardins do Palácio de São Cristóvão (Residência da Família Imperial), Rio de Janerio RJ


Jardins do Palácio de São Cristóvão (Residência da Família Imperial), Rio de Janerio RJ
,
1862
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Franz Keller-Leuzinger
Biografia
Franz Keller-Leuzinger (Mannheim, Alemanha, 1835 - Munique, Alemanha, 1890). Fotógrafo, desenhista e engenheiro. Chega o Brasil em 1856, em companhia do pai, o engenheiro alemão Joseph Keller, e do irmão, Ferdinand Keller (1842-1922), contratados pelo governo brasileiro para realizar obras viárias de ligação entre cidades. Casa-se com Sabine Christine Leuzinger (1842-1915), filha do fotógrafo, livreiro e editor suíço Georg Leuzinger (1813-1892), adotando também o sobrenome do sogro.
Em 1860, assume a direção do departamento fotográfico da Casa Leuzinger, no Rio de Janeiro, onde terá como aprendiz o fotógrafo Marc Ferrez (1843-1923). Entre 1862 e 1867, acompanha o pai em levantamentos no rio Paraíba, na região entre Campo Belo e Barra do Piraí; nos vales do rio Paraíba e Pomba, nos rios Iguaçu, Paranapanema e Tibagi. Dessas investigações resultam relatórios publicados pelo Ministério da Agricultura. Posteriormente, acompanha o pai em expedição ao rio Madeira, incumbidos pelo governo brasileiro de planejar a construção de uma ferrovia. Nessas expedições, registra em notas, desenhos e aquarelas vistas locais da fauna e flora, aspectos arqueológicos e etnográficos das regiões por onde passa.
Retorna para a Alemanha em 1873 e, no ano seguinte, publica o livro Vom Amazonas und Madeira, com anotações, desenhos e aquarelas da última expedição. Fotografias, aquarelas e desenhos de sua autoria podem ser encontrados na coleção Dona Thereza Christina Maria, da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro; na coleção de Paulo e Maria Cecília Geyer; e também na coleção White Martins, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ).
Comentário crítico
Um dos primeiros viajantes estrangeiros a documentar a região amazônica, Franz Keller-Leuzinger se torna mais um elo da tradição de artistas viajantes que, por motivos variados, registram aspectos da natureza e da vida das regiões do Brasil que percorrem.
Conforme sugere o sociólogo Demétrio Magnoli (1958), nesse tipo de representação de orientação naturalista, olhar científico e artístico se encontram na confluência entre o deslumbramento frente a uma natureza indomada e a vontade de alcançar o conhecimento necessário para dominá-la. O ideal de precisão descritiva na representação das cenas será sempre valorizado, como fica patente no prefácio escrito por Keller-Leuzinger para o livro Vom Amazonas und Madeira. O autor explica que as ilustrações são baseadas em esboços realizados in loco e que, para preservar a fidelidade da representação, ele próprio as desenhou nos blocos de madeira em que seriam gravadas para a publicação.
As imagens incluem desde vistas do Rio de Janeiro, onde iniciou a viagem para o Norte do país, até a chegada e a viagem pelo rio Amazonas. Há um grande interesse por elementos típicos relativos à topografia, à vegetação, às frutas, às embarcações - como as jangadas e canoas - e principalmente às populações indígenas. O desenhista registra suas habitações e costumes, além de peças arqueológicas, como as inscrições gravadas que encontra no rio Madeira, sempre buscando o máximo de detalhamento. O livro é publicado na Alemanha e traduzido para o inglês mas, no Brasil, somente as gravuras são publicadas em 1876, na revista Illustração Brasileira, fundada pelo litógrafo alemão Henrique Fleuiss (1823-1882).
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Teatro Guaíra
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Museo Nacional de Bellas Artes (Buenos Aires, Argentina)
Paço Imperial
Centro Português de Fotografia (Porto, Portugal)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Goethe-Institut (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte de Belém (Belém, PA)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
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