Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Francisco du Bocage

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 30.05.2017
1919

Ponte Sete de Setembro, Recife PE, 1895
Francisco du Bocage
Albúmen
Coleção Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Doação White Martins

Francisco du Bocage (França, 18-- - 1919). Fotógrafo. Estrangeiro, de presumível nacionalidade francesa, radica-se no Recife no início da década de 1890, onde abre um estabelecimento denominado Centro Photographico de Pernambuco. Dedica-se ao retrato, mas é como paisagista que obtém o reconhecimento, tanto contemporâneo quanto póstumo, como um d...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Francisco du Bocage (França, 18-- - 1919). Fotógrafo. Estrangeiro, de presumível nacionalidade francesa, radica-se no Recife no início da década de 1890, onde abre um estabelecimento denominado Centro Photographico de Pernambuco. Dedica-se ao retrato, mas é como paisagista que obtém o reconhecimento, tanto contemporâneo quanto póstumo, como um dos melhores profissionais que atuam no Recife na fase áurea da fotografia. Realiza excelentes vistas em formato panorâmico, tendo documentado ainda as obras de modernização urbana e de expansão do porto que modificam consideravelmente a cidade durante as duas primeiras décadas do século XX. Seus trabalhos estão preservados em coleções como as da Biblioteca Nacional, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e da Fundação Joaquim Nabuco, do Recife.

Obras 9

Abrir módulo

Exposições 8

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Prefácio Boris Kossoy. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 128 p.
  • VASQUEZ, Pedro. Três mestres da fotografia brasileira no século XIX. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1/2, p. 4-5, jan. /dez. 1993.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: