Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Flávio de Barros

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 10.04.2017
0019
0020

Soldados expedicionários do Batalhão Moreira Cesar, durante a Campanha de Canudos, 1897
Flávio de Barros
Albúmen

Augusto Flavio de Barros documenta a fase final da campanha de Canudos, contra os seguidores do beato Antônio Conselheiro (Antônio Vicente Mendes Maciel), estando presente na quarta e última investida militar que destrói inteiramente o arraial de Canudos, Bahia, entre o fim de setembro e o início de outubro de 1897. Este trabalho, composto por u...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Augusto Flavio de Barros documenta a fase final da campanha de Canudos, contra os seguidores do beato Antônio Conselheiro (Antônio Vicente Mendes Maciel), estando presente na quarta e última investida militar que destrói inteiramente o arraial de Canudos, Bahia, entre o fim de setembro e o início de outubro de 1897. Este trabalho, composto por uma série de 72 fotografias, constitui um dos mais importantes registros de conflitos armados no Brasil oitocentista, e é referência obrigatória não só para o estudo da evolução da fotografia, como também da própria formação da sociedade brasileira. Sua biografia é desconhecida, mas sabe-se que, na última década do século XIX, possui um estúdio de retratos na cidade de Salvador, situado à rua do Lyceu 3.

Obras 20

Abrir módulo

Exposições 9

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 5

Abrir módulo
  • ESSUS, Ana Maria Mauad de Souza Andrade. O olho da história: análise da imagem fotográfica na construção de uma memória sobre o conflito de Canudos. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1/2, p. 27, jan. /dez. 1993.
  • KOSSOY, Boris. Dicionário histórico de fotógrafos e do ofício fotográfico no Brasil (1840-1910). São Paulo: ECA-USP, 2000.
  • KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Prefácio Boris Kossoy. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 128 p.
  • VASQUEZ, Pedro. Luminescências: imagens da idade de ouro da fotografia brasileira. Texto inédito preparado para a Secretaria da Cultura de São Paulo, 1994.
  • _____. Fotografia. In: ZANINI, Walter, org. História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v. 2, p. 869-910.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: