Artigo sobre 18ª Exposição Geral de Belas Artes

Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Biografia
Entre 1865 e 1875, os fotógrafos Joaquim Feliciano Alves Carneiro (s.d. - 1887) e Gaspar Antonio da Silva Guimarães (s.d. - 1874) são sócios na firma Carneiro & Gaspar, com sede no Rio de Janeiro e em São Paulo. O nome de Carneiro está mais ligado ao desenvolvimento da fotografia na capital do império pois, de 1859 a 1888, integra diversas sociedades, sempre mantendo seu estúdio carioca no mesmo endereço e anunciando regularmente no Almanaque Laemmert, revista publicada na cidade. Antes de se juntar a Gaspar, entre 1858 e 1865, Carneiro é sócio de Smith na empresa Carneiro & Smith. Na capital paulista, eles mantêm o ateliê Galeria Explendida, que, entre 1862 e 1865, é gerenciada por Gaspar. Em 1865, com a formação da nova sociedade, a sede carioca passa a chamar-se Carneiro & Gaspar e, em São Paulo, Photographia Acadêmica. Destacam-se, sobretudo, pela produção de retratos, fotopinturas em tamanho natural, fotomontagens e pelas caricaturas feitas pelo artista Fleiuss (1823 - 1882) em seus anúncios publicitários. Os dois fotógrafos têm ampla clientela, incluindo a família imperial. Com a morte de Gaspar, em 1875, Carneiro vende o estabelecimento paulista para o assistente Militão Augusto de Azevedo (1837 - 1905), que muda o nome da empresa para Photographia Americana. Entre 1876 e 1883, Carneiro associa-se a Silva e Tavares, com quem mantém o estúdio Carneiro, Silva & Tavares, no Rio de Janeiro. Em seguida, a associação torna-se apenas Carneiro & Tavares.
Comentário Crítico
No período em que são sócios, entre 1865 e 1875, Carneiro & Gaspar se anunciam como "os reis dos fotógrafos". Suas firmas são especializadas em retrato e fotopintura, na corte, têm a família imperial entre seus clientes.
Assim como outros estúdios, Carneiro & Gaspar seguem a estética do carte-de-visite, fotografia de aproximadamente 9 x 12 centímetros colada num cartão rígido, que, pelos preços módicos, representa uma grande democratização do retrato na segunda metade do século XIX. As imagens são produzidas em estúdio, sendo os clientes fotografados de acordo com um padrão determinado de pose, vestuário, iluminação e adornos. Mais do que a semelhança física, os cartes-de-visite traduzem um modelo de princípios e de valores burgueses que as pessoas desejam alcançar.
Carneiro & Gaspar produzem fotografias em tamanho natural ampliadas com baixo contraste sobre telas que servem de base para pinturas executadas por J. C Cortois. Nas fotopinturas, muitas vezes o trabalho do fotógrafo é completamente encoberto pela tinta, ganhando no resultado final a aparência de pintura. A vantagem do processo está, principalmente, em ser mais econômico do que o retrato a óleo.
Outro aspecto que singulariza a produção de Carneiro & Gaspar são as fotos do imperador dom Pedro II (1825 - 1891) em pose duplicada, como se estivesse interagindo consigo mesmo. Pelo tom humorístico, esses retratos denotam a predisposição do imperador para experimentações que o afastam da imagem de um monarca autoritário assim como o tipo de indumentária a que adere, a partir dos anos 1860, o aproximam do cidadão comum.
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
The Center for Inter-American Relations (Nova York, Estados Unidos)
Fundação Bienal de São Paulo
Casa do Bispo (Rio de Janeiro, RJ)
Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro, RJ)
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