Título da obra: Rua Direita do Palácio


Reprodução fotográfica César Barreto/Itaú Cultural
Cidade Baixa
,
1880
,
Benjamin R. Mulock
Reprodução fotográfica César Barreto/Itaú Cultural
Biografia
Benjamin Robert Mulock (Staffordshire, Inglaterra, 1829 - Londres, Inglaterra, 1863). Engenheiro civil e fotógrafo. Irmão da escritora Dinah Mulock Craik (1826-1887). Em 1840, em Londres, estuda piano. Em 1848, matricula-se na University College London. Estuda latim, matemática e filosofia natural [1], como preparação para engenharia.
Entre 1850 e 1853, estabelece uma criação de ovinos na Austrália, também participando da “corrida ao ouro”. Com problemas na visão, trata-se na Suíça e Alemanha entre 1854 e 1955. Nesse ano, trabalha na Guerra da Criméia como engenheiro para o Army Works Corps. Em seguida, trabalha para os Correios de Liverpool, também com engenharia. É provável que aprenda a fotografar entre 1857 e 1958. Imagens dessa época aparecem num livro posterior: The Mellards and their Descendants. Produz também algumas fotografias estereoscópicas. No final de 1858 e em 1859, trabalha para o famoso fotógrafo J.J. Mayall (1813-1901). Nesse período, é contratado para fotografar, no Brasil, a construção da ferrovia Bahia and São Francisco Railway (BSFR). Entre 1859 e 1861, capta imagens da obra, sob a direção do engenheiro Charles Blacker Vignoles (1793-1875), defensor da documentação fotográfica de construções. Para a tarefa, que exige que vá ao interior, Mulock desenvolve um laboratório portátil. Nas viagens, fica bastante doente, possivelmente em decorrência de malária. As primeiras imagens públicas da ferrovia aparecem em 1860, no Illustrated London News. Em 1862, retorna à Inglaterra tendo produzido mais de 150 fotografias, incluindo um panorama de Salvador. Antes, um álbum da ferrovia é dado a dom Pedro II.
Comentário crítico
O exercício profissional da fotografia configura-se como um breve hiato na vida de Benjamin Mulock. Formado em engenharia num período de dificuldades da área, trabalha em diversos continentes e em variadas atividades. Viaja ao Brasil para fotografar a construção da ferrovia Bahia and São Francisco Railway: a quinta construída no país.
Instruído nos procedimentos técnicos da fotografia pouco antes de iniciar esse trabalho, parece ter sido justamente a sua formação em engenharia o dado decisivo para que seja contratado. O conhecimento téorico e prático do andamento das obras permite a Mulock decidir os pontos de vista mais adequados e os elementos indipensáveis para a melhor documentação visual, já que a atividade é pensada como um banco de dados útil para empreendimentos futuros da mesma natureza. Essa atitude não é isolada, posto que essa documentação ocorre concomitantemente com a captação que Auguste Stahl (1828-1877) realiza da Recife Railway, a partir de 1858, registrando o “progresso” pelo qual o Brasil vive, a exemplo da expansão ferroviária do Oeste norte-americano.
Entretanto, apesar da grande qualidade técnica impressa por Mulock, é grande o contraste com a obra de Stahl. Fotógrafo com uma sensibilidade estética muito apurada, não raro leva sua documentação a uma percepção poética dos objetos captados. Aquele, por sua vez, opera em uma chave na qual parece lhe interessar mais uma “visão direta” da realidade. A paisagem, construída ou natural, lhe interessa na medida em que dela possa extrair um conhecimento racional. Uma resposta emocional não encontra, portanto, lugar em sua obra.
Notas
[1] A filosofia natural é um ramo de conhecimentos que, no século XIX, envolve entre outras matérias o estudo da astronomia, cosmologia, geologia, física e quimíca.
Reprodução fotográfica César Barreto/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica César Barreto/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica César Barreto/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica César Barreto/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica César Barreto/Itaú Cultural
The Center for Inter-American Relations (Nova York, Estados Unidos)
Kunsthaus Zürich
Casa do Bispo (Rio de Janeiro, RJ)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Museo Nacional de Bellas Artes (Buenos Aires, Argentina)
Fundação Bienal de São Paulo
Centro Português de Fotografia (Porto, Portugal)
Centro Brasileiro Britânico
Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro, RJ)
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: