Laura Lima
![Três graças sobre Rafael, 2002 [Obra]](http://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302081549.jpg)
Três graças sobre Rafael, 2002
Laura Lima
Três atrizes interligadas por indumentária de tecido
Texto
Laura Cristina Braga Lima (Governador Valadares, Minas Gerais, 1971). Artista visual. Reconhecida por ser a primeira artista brasileira a ter obras adquiridas por um museu brasileiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), na categoria Performance, em 2000. Sua obra é apresentada com seres vivos como matéria e rejeita categorias cristalizadas no vocabulário de arte.
Radicada no Rio de Janeiro desde o final da adolescência, gradua-se em filosofia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), simultaneamente aos estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage), de 1991 a 1994. Com a interseção entre filosofia e artes visuais, constrói as bases de seu pensamento, criando um aparato teórico e prático que explora conceitos como carnalidade, representação e ornamentação.
Vaca da Montanha (1994) é uma obra emblemática do início de seu processo artístico. Apresentada em sua primeira exposição coletiva, Solstício, realizada na Praia do Arpoador, em Ipanema, a artista leva uma vaca da montanha para passar um dia numa praia urbana. Ao final do dia, o músico e escritor Jorge Mautner (1941) toca violino para a vaca. Laura argumenta que o deslocamento e a imagem do animal são marcos para o início de seus trabalhos com seres vivos, depois de um período de experimentação inicial com coisas mortas e putrefatas.
Interessada pela história da arte, Laura Lima busca questionar os cânones por meio do desenvolvimento de um léxico próprio. Devido à sua formação sem uma ênfase técnica, cria processos que trabalham mais densamente a parte simbólica e conceitual da obra, por meio de um sistema de anotações de desenhos e palavras e um glossário intrínseco, em que busca definir suas intenções de mundo e paradoxos. A obra com a vaca, as anotações e a filosofia conformam o início do que vem a se tornar a equação Homem=carne/Mulher=carne (1994), um conjunto de diversas obras em que a presença é delegada a outros seres vivos, especialmente humanos, e que trata da carnalidade da existência, das coisas e do mundo. Os seres que participam recebem tarefas a serem cumpridas e são entendidos como matéria=carne, hierarquicamente iguais aos demais aparatos que compõem a obra.
É importante mencionar que há uma ética: as instruções são transmitidas por meio de partituras, elaboradas especificamente para cada obra, nunca são ensaiadas e ocorrem pela primeira vez diante do público, abertas ao tempo presente. Deste conjunto, destaca-se Homem=carne/Mulher=carne – Puxador Paisagem (1999-2013), na qual um homem nu tem os ombros envoltos em uma fita resistente, que por sua vez se ramifica em outras fitas idênticas, fixadas em pontos da arquitetura e da natureza ao redor, formando uma teia que tensiona as paredes do museu e a paisagem exterior. Dois alicerces se confrontam e se unem em um só vetor. Ambos são matéria e se equivalem no momento que se tornam imagem. O homem empenha-se, com força, em puxar a paisagem para dentro do museu, questionando os limites da instituição e o campo de visibilidade da arte. O labor do homem=carne é inútil e fadado ao fracasso. Seu esforço insistente, porém, não deixa de desenhar no espaço a possibilidade de transformá-lo radicalmente, como se quisesse mostrar o avesso da cena.
A pesquisa da artista evidencia um modus operandi que ultrapassa a formalidade dos suportes, para inseri-los em uma discussão mais ampla sobre como o comportamento humano reage à complexidade das relações sociais. Nesta esteira, destaca-se a obra site-specific The Inverse (2016), realizada no átrio do Institute of Contemporary Art [Instituto de Arte Contemporânea], em Miami. Cordas de náilon trançadas envolvem as vigas do átrio e, à medida que o emaranhado vai se desfazendo, um único fio conduz o espectador para um par de pernas abertas femininas que está deitado sobre o chão e emerge da parede. A mulher está pela metade e sua vagina se conecta ao espaço. Seu corpo, da cintura para cima, está oculto, “dentro” da parede, como em Biombos (2009), obra na qual braços e mãos saem das paredes para realizar tarefas simples, como desenhar e bater palmas.
Laura participa de importantes bienais nacionais e internacionais, como a Bienal de São Paulo (2006 e 2013), a Bienal de Lyon (2011) e a Bienal de Habana (2012). É cofundadora da galeria de arte A Gentil Carioca (2008), com os artistas Ernesto Neto (1964) e Márcio Botner (1970). Em 2014, é contemplada com o Bonnefanten Award for Contemporary Art (BACA), o mais prestigioso prêmio holandês dado a um artista internacional.
Por meio de uma pesquisa que explora o insondável e escorregadio universo dos seres vivos, Laura Lima questiona conceitos tradicionais e desafia o papel do corpo no contemporâneo, acessando um vasto repertório de suportes, trabalhados no campo ampliado pela artista.
Obras 8
Bala de Homem = Carne/Mulher = Carne
Capuzes
Galinhas de Gala
Galinhas de Gala
Quadris de Homem=Carne/Mulher=Carne
Exposições 92
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29/9/1996 - 1996
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15/12/1998 - 28/2/1997
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18/3/1998 - 19/4/1998
Feiras de arte 3
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13/2/2008 - 18/2/2008
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29/4/2010 - 2/5/2010
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12/5/2011 - 15/5/2011
Palestras 1
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9/11/2001 - 9/11/2001
Mídias (1)
Produção: Documenta Vídeo Brasil
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)
Fontes de pesquisa 11
- CAMPO: Laura Lima. Rio de Janeiro: EAV Parque Lage, 2019. (17min17s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e82BV6QnLLk. Acesso em: 3 ago. 2020.
- LAURA LIMA NA ARTRIO. Rio de Janeiro, 19 jun. 2019. Facebook: ArtRio Feira de Arte do Rio de Janeiro @feiraartrio. (5min27s). Disponível em: https://www.facebook.com/feiraartrio/videos/2550411294970327/. Acesso em: 3 ago. 2020.
- LAURA Lima apresenta “Desejo”. Rio de Janeiro: A Gentil Carioca, 2020. (2min57s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CCp3eEPNAFY. Acesso em: 3 ago. 2020.
- LAURA Lima e o conceito de performance. Canal Curta!, 2019. (2min23s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mZvhA3fup6M. Acesso em: 3 ago. 2020.
- LAURA Lima, artista indicada - PIPA 2010. Prêmio PIPA, 2010. (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wcZxlUHmmk8. Acesso em: 3 ago. 2020.
- LIMA, Laura. Eu nunca ensaio. [Entrevista cedida a] Ronald Duarte, Inês de Araújo, Felipe Scovino, Daniel Toledo, Simone Michelin e Analu Cunha. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 21, p. 7-41, dez. 2010. Revista do Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais /Escola de Belas Artes, UFRJ. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae21_ficcoes.pdf. Acesso em: 4 ago. 2020.
- LIMA, Laura. Interview: Laura Lima. Laura Lima speaks about her show at the Institute of Contemporary Art, Miami. [Entrevista cedida a] Lauren Cavalli. Artforum International Magazine, Nova York, 5 ago. 2016. Disponível em: https://www.artforum.com/interviews/laura-lima-speaks-about-her-show-at-the-institute-of-contemporary-art-miami-62555. Acesso em: 4 ago. 2020.
- MESTRE, Marta. Laura Lima: Decifra-me ou devoro-te. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 2015. Disponível em: https://martamestre.org/projects/laura-lima-decifra-me-ou-devoro-te-galeria-luisa-strina-sao-paulo-2015/. Exposição Ágrafo, realizada no período de 5 ago. a 19 set. 2015. Acesso em: 5 ago. 2020.
- RIVERA, Tania. A arte como laço dissidente: nota sobre o Puxador Paisagem de Laura Lima. Trivium [online], v. 5, n. 2, p. 47-51, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912013000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 ago. 2020.
- SALLES, Débora Gomes. O corpo-paisagem: percepto e carnalidade na obra de Laura Lima. Revista A!, n. 4, p. 96-111, 2015. Disponível em: https://mundosdaarte.files.wordpress.com/2016/06/96-111.pdf. Acesso em: 4 ago. 2020.
- SALLES, Débora Gomes. Partitura para um corpo em cena: a inscrição da imagem-movimento no Cinema Shadow de Laura Lima. Orientador: Katia Maciel. 2015. 165f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Como citar
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LAURA Lima.
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa215255/laura-lima. Acesso em: 30 de janeiro de 2023.
Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7