Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Cícero Monteiro

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
24.03.1939 Brasil / Alagoas / União dos Palmares
José Cícero Monteiro (União dos Palmares AL 1939). Pintor.  É autodidata, faz seus primeiros quadros com pedaços de 'hardboard' e sobras de tinta, encontradas em construções de prédios velhos. Como pincel, utiliza pedaços de corda amarrados em pequenos pedaços de madeira. Em 1974, vem para São Paulo, onde inicialmente trabalha como ajudante de m...

Texto

Abrir módulo

José Cícero Monteiro (União dos Palmares AL 1939). Pintor.  É autodidata, faz seus primeiros quadros com pedaços de 'hardboard' e sobras de tinta, encontradas em construções de prédios velhos. Como pincel, utiliza pedaços de corda amarrados em pequenos pedaços de madeira. Em 1974, vem para São Paulo, onde inicialmente trabalha como ajudante de manutenção e limpeza para se sustentar. Em 1979, ministra um seminário e exibe sua obra na ECA/USP. Em 1982, é inaugurado o painel Executores do Progresso, realizado para a Companhia Norte/Sul Construtora.  

Exposições 3

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • LOUZADA, Júlio. Artes Plásticas Brasil 97: seu mercado, seus leilões. São Paulo: J. Louzada, 1997.BIENAL Brasileira de Arte Naif. Piracicaba: Sesc, 1994.O MÍSTICO na Arte Popular Brasileira. São Paulo: Sesc Itaquera, 1999.
  • LOUZADA, Júlio. Artes plásticas Brasil 1985: seu mercado, seus leilões. São Paulo: J. Louzada, 1984. v. 1.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: