Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Yo Yoshitome

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1925 Japão / Honshu / Shimane
Yo Yoshitome (Shimane, Japão 1925). Pintor. Na década de 40, estuda na Escola de Navegação e na Escola de Belas Artes em Tóquio (Japão). Vem para o Brasil em 1961 e fixa residência em São Paulo, passando a integrar o Grupo Seibi, constituído por artistas de origem japonesa, e o Grupo Austral, em 1964, ligado ao Grupo Phases. Entre 1964 e 1965, v...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Yo Yoshitome (Shimane, Japão 1925). Pintor. Na década de 40, estuda na Escola de Navegação e na Escola de Belas Artes em Tóquio (Japão). Vem para o Brasil em 1961 e fixa residência em São Paulo, passando a integrar o Grupo Seibi, constituído por artistas de origem japonesa, e o Grupo Austral, em 1964, ligado ao Grupo Phases. Entre 1964 e 1965, viaja por vários países da Europa, a estudos. Vive muitos anos no Canadá e nos Estados Unidos, passando a residir em Saitama (Japão), a partir de 1994.

Exposições 15

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 7

Abrir módulo
  • 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994.
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • GRUPO Austral do Movimento Phases. Apresentação de Walter Zanini. Texto de Eduard Jaguer. São Paulo: MAC/USP, 1967.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • VIDA e arte dos japoneses no Brasil: 80 anos de imigração japonesa no Brasil. Tradução de Antonio Nojiki. Apresentação de Fujio Tachibana e Pietro Maria Bardi. São Paulo: Masp: Banco América do Sul, 1988.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: