Título da obra: Encouraçado chileno Almirante Cochrane


Reprodução fotográfica Lula Rodrigues
Retrato do Pintor Castagneto
,
1880
,
Estêvão Silva
Reprodução Fotográfica Lamberto Scipioni
Giovanni Battista Felice Castagneto (Gênova, Itália 1851 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1900). Pintor, desenhista, professor. Exerce a profissão de marinheiro em Gênova. Acompanhado de seu pai, vem para o Rio de Janeiro em 1874. Em 1878, matricula-se nos cursos de desenho figurado, desenho geométrico e matemática na Academia Imperial de Belas Artes (Aiba), onde estuda até 1884, tendo como professores Zeferino da Costa (1840 - 1915) e Victor Meirelles (1832 - 1903), entre outros. De 1882 a 1884 é orientado por Georg Grimm (1846 - 1887) e, quando este rompe com a Academia, acompanha-o na instalação do seu ateliê ao ar livre na Praia de Boa Viagem, em Niterói, e integra o Grupo Grimm. Leciona desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e no Liceu de Niterói. Expõe individualmente pela primeira vez no Rio de Janeiro, na Casa Vieitas, em 1886. Viaja para a França em 1890, onde conhece o pintor Frédéric Montenard (1849 - 1926), que o aconselha a estudar com o marinhista François Nardi (1861 - 1936). Volta ao Brasil em 1893 e, no ano seguinte, inaugura exposição individual na Escola Nacional de Belas Artes - Enba com obras produzidas em Toulon, França. Considerado um importante pintor de marinhas e paisagens litorâneas, o artista continua aperfeiçoando-se nesta temática até a maturidade de sua produção, alcançada com as experiências no litoral da França. As marinhas produzidas nos últimos dez anos de vida revelam o completo domínio técnico sugerido pelas composições equilibradas, pela depuração cromática e pelo tratamento pessoal conferido à superfície pictórica.
Giovanni Battista Castagneto nasce em Gênova e vai para o Rio de Janeiro em 1874. Ingressa na Aiba, em 1878, onde estuda, entre outras disciplinas, paisagem com Georg Grimm, entre 1882 e 1884, ano em que Grimm deixa a Aiba. Desde o início volta-se para a representação da natureza, em especial a pintura de marinhas. Seus primeiros trabalhos já revelam as características essenciais de sua produção: as pinceladas livres, o forte gestualismo e tendência ao monocromatismo, como vemos, por exemplo, em Trapiche na Baía do Rio de Janeiro (1883).
Em 1884, acompanha Grimm quando ele rompe com a Aiba e cria um ateliê ao ar livre, na Praia de Boa Viagem em Niterói. A admiração pela obra de Georg Grimm está na percepção da paisagem, escolha de motivos, sintetização dos elementos e restrição da paleta, como no quadro Porto do Rio de Janeiro (1884). Castagneto tem uma atividade intensa na pintura, caracterizada pela elaboração de diversas séries de obras, que permitem avaliar o estudo que o artista faz da natureza e das mutações da atmosfera marinha. Desloca-se com freqüência para Niterói, onde os alunos de Grimm se reúnem, fixando aspectos do litoral. Representa muitas vezes a praia de Santa Luzia: os efeitos da luz no mar e as reformas da igreja. Realiza uma série de marinhas de Angra dos Reis, de pincelada larga e agressiva, pintadas do natural, em que predominam os verdes e o cinzas.
O artista revela uma sensibiblidade romântica, por meio da qual interpreta a natureza. Assim, suas representações do mar ou dos botes a seco, são carregadas de sentimento. O tratamento pictórico é impulsivo e quase violento, percebe-se a pincelada cortante e o empastamento farto. Representa embarcações de pesca, simples canoas, que adquirem dignidade e imponência, como em Canoa a Seco na Praia em Angra dos Reis (1886).
Em 1887, pinta o quadro Uma Salva de Grande Gala na Baía do Rio de Janeiro, concebido nos modelos da Academia, para concorrer ao prêmio de viagem. A recusa do quadro pela Aiba e as críticas publicadas nos jornais, causaram profunda amargura no artista, cuja produção, nos anos seguintes, torna-se irregular. Viaja para a França em 1890, com o auxílio de amigos. Lá tem contato com Frédéric Montenard (1849 - 1926), pintor francês viajante, que possui especial afeição por temas marinhos. Por intermédio dele conhece o francês François Nardi (1861 - 1936), também pintor de marinhas, com quem reside por um tempo em Toulon. Concentra-se nas cenas de pesca e no estudo da atmosfera marinha. Seus temas são os botes a vela, muito coloridos, que ocupam enseadas próximas à cidade, como em Barco de Pesca Ancorado em Toulon (1892) ou os efeitos de luz na água, como em Vista de Mourillon (1892). Durante a estada em Toulon a paleta de Castagneto se diversifica, trabalha as cores com mais liberdade e o desenho se estrutura. Em relação à produção anterior, o período francês representa certo enfraquecimento da potência romântica, pela adaptação aos cânones e busca de maior controle dos valores pictóricos.
De volta ao Brasil, seu fazer artístico consolida-se. Observa-se em suas obras o retorno à gestualidade no manejo dos pincéis, as cores tornam-se mais sutis e muito suaves, em relação às paisagens pintadas em Toulon. O desenho rigoroso, que marca os contornos das formas, se desestrutura, como pode ser visto em Trecho da Praia de São Roque em Paquetá (ca.1898). Predominam em seus quadros as cores claras, tons límpidos e transparentes, o uso de azuis-cinza, nuances de amarelo e verde-água. Destacam-se a fatura original dos trabalhos e o tratamento personalíssimo da superfície pictórica: os empastamentos muitas vezes são trabalhados com a espátula, em certos pontos, até com o polegar. A paisagem da ilha de Paquetá torna-se, desde 1896, o ambiente preferencial de suas pinturas.
Castagneto é descrito por seus contemporâneos como um homem à margem da sociedade, boêmio, inconformado com as convenções. O crítico Gonzaga Duque (1863 - 1911), descreve o pintor como manso e irascível, afirmando que "Como o mar o seu temperamento é rebelde" e "Como artista ele sente, por uma maneira originalíssima, maneira de que só ele possui o segredo, todo os enlevos, toda a poesia das vagas".1 Sua pintura apresenta suavidade e violência, alia a execução rápida e angustiada a um grande lirismo.
1 DUQUE, Gonzaga. A arte brasileira. Campinas: Mercado de Letras, 1995, p. 198.
Reprodução fotográfica Lula Rodrigues
Reprodução fotográfica Luiz Hossaka/Itaú Cultural
Reprodução de imagem Lula Rodrigues
Reprodução fotográfica Miguel Martins
Reprodução fotográfica Fernando Zago
Reprodução fotográfica Lula Rodrigues
Reprodução fotográfica Lula Rodrigues
Reprodução fotográfica Lula Rodrigues
Reprodução fotográfica Horst Merkel
Reprodução fotográfica Lula Rodrigues
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Lula Rodrigues
Reprodução fotográfica Vicente de Mello
Foto Eduardo Castanho/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Lula Rodrigues
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Lula Rodrigues
Reprodução fotográfica Lula Rodrigues
Reprodução Fotográfica Lamberto Scipioni
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Casa Vieitas (Rio de Janeiro, RJ)
Loja Laurent de Wilde (Rio de Janeiro, RJ)
Casa Vieitas (Rio de Janeiro, RJ)
Casa Vieitas (Rio de Janeiro, RJ)
Glace Élégante (Rio de Janeiro, RJ)
Glace Élégante (Rio de Janeiro, RJ)
Glace Élégante (Rio de Janeiro, RJ)
Glace Élégante (Rio de Janeiro, RJ)
Glace Élégante (Rio de Janeiro, RJ)
Jornal O Farol (Juiz de Fora, MG)
Jornal O Paiz (Rio de Janeiro, RJ)
Jornal O Paiz (Rio de Janeiro, RJ)
Jornal O Farol (Juiz de Fora, MG)
Banco União de São Paulo (São Paulo, SP)
Fundação Bienal de São Paulo
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