Artigo da seção pessoas Simone Michelin

Simone Michelin

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deSimone Michelin: 26-09-1956 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Bento Gonçalves)
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Anarquitetura do Afeto , 2004 , Simone Michelin
Criação gráfica: Denis Jesus Nunes Carvalho/Itaú Cultural

Biografia
Simone Michelin (Bento Gonçalves, RS, 1956). Artista visual, pesquisadora e professora. É doutora em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em arte e tecnologia na Temple University (Filadélfia, Estados Unidos) e na University of Plymouth (Inglaterra).

Durante os primeiros anos de sua formação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) entre 1975 e 1979, em Porto Alegre, demonstra grande interesse em fotografia, serigrafia, vídeo e gravura. Isso a faz se aproximar de Vera Chaves Barcelos (1938), Carlos Pasquetti (1948) e Telmo Lanes (1955), que constituem o coletivo Nervo Ótico, dedicado à discutir artes, meios de comunicação e política. Michelin se associa ao grupo na fundação de uma cooperativa de artistas cuja sede, chamada Espaço N.O., é inaugurada em 1979. Ali, participa na curadoria de mostras de arte multimídia e realiza sua primeira exposição individual, Registros da Memória (1979). Sua segunda mostra, Pão Nosso de Cada Dia (1980), ocorre na 542 Galeria de Arte.

Junto aos artistas Heloisa Schneiders da Silva, Renato Heuser (1953) e Mara Álvares (1950) organiza, em 1982, a mostra Porque Sim, Fragmentos de Multimedia, a primeira exposição de arte multimídia apresentada no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). O projeto conta com a colaboração do cineasta Jorge Furtado (1959), então criador e apresentador do programa TV Kizumba, do canal TVE, que faz a direção de TV da videoperformance de mesmo nome que também veicula no canal aberto da TVE. No mesmo ano realiza sua primeira exposição individual internacional na Maison Internationale, Citè Universitaire, em Paris. No ano seguinte, muda-se para o Rio de Janeiro.

A partir da década de 1990, Simone Michelin dá início ao vínculo acadêmico com a UFRJ. Em 1991, integra o colegiado do Departamento de Artes Base, onde se torna professora e pesquisadora em 1992. De 1996 a 1997, desenvolve mestrado na mesma instituição. Em 1998, muda-se para Nova York para desenvolver pesquisa em arte e tecnologia na School of Communications and Theater e na Tyler School of Art da Temple University, que conclui em 1999. No mesmo ano, muda-se para o Reino Unido para o curso de doutorado na Universidade de Plymoth, que interrompe no ano seguinte para retornar ao Rio de Janeiro a convite da Escola de Belas Artes. Torna-se doutora pela mesma instituição em 2006.

Entre seus prêmios, destaque para o Prêmio de Fotografia do 10° Salão Carioca da Rioarte (1986), a menção honrosa do Rumos Itaú Cultural em Pesquisa (2003) e o 6º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia pelo trabalho Lilliput 1.0 (2006). Também é convidada a criar uma obra para a Bienal de Arte e Tecnologia Emoção Art.ficial 2.0 (2004), no Itaú Cultural.

Dentre suas principais exposições coletivas, estão a mostra Vídeo Links Brazil: an Anthology of Brazilian Video Art (2007), na Tate Modern, em Londres; a 10ª Bienal de Havana, em Cuba, e a 7ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, ambas em 2009; e A RUA (2011-2012), no MHKA Antuérpia, na Bélgica.

Comentário crítico
O potencial de expansão que os meios de comunicação trazem para as artes visuais a partir da década de 1970 no Brasil é experimentado e incorporado por artistas que, como Simone Michelin, têm conhecimento e recursos técnicos para concretizar propostas em novas mídias. A contaminação que a artista propõe desde o início de sua carreira tem como base os meios de comunicação associados ao olhar construído pela história da arte e a diversos procedimentos de análise da visualidade. O espaço bidimensional, caro a esse sistema, é desafiado por mídias e canais de comunicação que trazem outros problemas para o olhar: a apreensão de fatos, a construção do cotidiano e a transferência da informação por meio de imagens.

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Outras informações de Simone Michelin:

  • Outros nomes
    • Simone Michelin
    • Simone Michelin Basso
  • Habilidades
    • Pintor
    • Artista visual
    • escultor

Obras de Simone Michelin: (1) obras disponíveis:

Exposições (40)

Artigo sobre Connections Project/Conexus

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioConnections Project/Conexus: 01-03-1989  |  Data de término | 26-03-1989
Resumo do artigo Connections Project/Conexus:

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)

Artigo sobre Impressões

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioImpressões: 29-03-1994  |  Data de término | 30-04-1994
Resumo do artigo Impressões:

Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Artigo sobre O Artista Pesquisador

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioO Artista Pesquisador: 24-11-2001  |  Data de término | 03-03-2002
Resumo do artigo O Artista Pesquisador:

Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói)

Artigo sobre Desvio & Norma

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioDesvio & Norma : 22-11-2002  |  Data de término | 08-12-2002
Resumo do artigo Desvio & Norma :

Projeto Dromo (Rio de Janeiro, RJ)

Artigo sobre Alfândega 2

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioAlfândega 2: 15-11-2003  |  Data de término | 15-11-2003
Resumo do artigo Alfândega 2:

Armazem Nº 5 (Rio de Janeiro, RJ)

Todas as exposições

Eventos relacionados (3)

Artigo sobre sp-arte 2011

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (24)

  • A SUBVERSÃO dos meios. Curadoria e texto Maria Alice Milliet, Nancy Betts. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. 150 p., il. p&b color.
  • ARTE gaúcha hoje: desenho, gravura, pintura, proposta. Apresentação Roberto Valfredo Bicca Pimentel. Porto Alegre: Margs, 1982. 31 p., il. p&b. 
  • ARTISTAS plásticos no Rio de Janeiro 1975-1985. Organização Heloisa Buarque de Holanda. Rio de Janeiro: CIEC, 1991. p. 104.
  • CADERNO de Linguagens Visuais do Programa de Pós-Graduação EBA/UFRJ. Rio de Janeiro, s.n., 1997.
  • CARVALHO, Ana Albani de. Nervo óptico e espaço N. O.: a diversidade no campo artístico porto-alegrense durante os anos 70. 1994. 160 f., il. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
  • MICHELIN, Simone. Zonas polisensoriais: estruturações sensíveis no espaço urbano. Linguagens visuais, UFRJ, n. 1, 1999.
  • MICHELIN, Simone. Projeto MN. 02: ensaio no espaço de telecomunicações da cidade do Rio de Janeiro. Arte e Ensaio, UFRJ, n. 7, 2000.
  • PRECURSOR e pioneiros contemporâneos. Curadoria Vitória Daniela Bousso; texto crítico Annateresa Fabris; tradução Izabel Murat Burbridge, Doris Hefti. São Paulo, 1997. 52 p., il. color.
  • SEMANA de Cultura Contemporânea: interculturalidades: artes visuais. Curadoria e texto Edson Barrus. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2002. [24] p., il. p&b.
  • TERRITÓRIO expandido III. Prêmio Multicultural Estadão 2001. Texto Angélica de Moraes. São Paulo: Sesc, 2001. paginação irregular, il. color. 
  • Links 
  • COMUNICAÇÃO & Política. Rio de Janeiro: Nova Série, v. 2, n. 4, 1995.
  • DESLOCAMENTOS do eu: o auto-retrato digital e pré-digital na arte brasileira (1976-2001). Curadoria e texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: Itaú Cultural, 2001. [20] p., il. color.
  • EMOÇÃO Art.ficial 2.0: divergências tecnólogicas. Texto Arlindo Machado, Gilbertto Prado. São Paulo: Itaú Cultural, 2004. 97 p., il., p&b color.
  • Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica, popular. Organização Marcos Antônio Marcondes. 2. ed., rev. ampl. São Paulo: Art Editora : Itaú Cultural, 1998.
  • ESPAÇO N.O.: eventos e artistas atuantes 1979-1982. Porto Alegre: MEC/Funarte, 1982.
  • EXPOSIÇÃO Documental Espaço N. O: 1979-1982. Curadoria Ana Albani de Carvalho et al. Porto Alegre: Espaço N.O. Galeria Chaves, 1995.
  • IMAGENS paradoxais, III mês da imagem. Rio de Janeiro: Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 2000.
  • IMPRESSÕES itinerantes. Texto George Kornis; curadoria Reila Gracie. Belo Horizonte: Fundação Palácio das Artes, 1996. folha dobrada, il. p.b.
  • MACHADO, Arlindo (org.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. Curador Arlindo Machado; Texto Walter Zanini, Fernando Cocchiarale, Cacilda Teixeira da Costa et al.. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. 275 p., il. p&b.
  • ROSA, Renato, PRESSER, Décio. Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. 527p. R700.98165 R7887d 2. ed.
  • ROSA, Renato; PRESSER, Décio. Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 1997.
  • SALÃO DA BAHIA, 1., 1994, Salvador, BA. 1º Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas. Salvador: Museu de Arte Moderna da Bahia, 1994. [56] p., il. p&b.
  • VERGARA, Luiz Guilherme (org.). O Artista pesquisador. Texto Luiz Guilherme Vergara. Niterói: MAC, 2001. 48 p.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • SIMONE Michelin. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa211344/simone-michelin>. Acesso em: 16 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7
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