Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.

Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Marciah Casal

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 11.08.2017
1963 Brasil / Rio Grande do Sul / Caxias do Sul
Márcia Elisa Casal (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 1963). Pintora. Em 1989, forma-se em  educação artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). É aluna de Diana Domingues (1947), Fernando Baril (1948) e Jailton Moreira (1960). Em 1998, realiza a primeira exposição individual na Galeria de Arte do Centro Cultural Professor Klinger Filho,...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Márcia Elisa Casal (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, 1963). Pintora. Em 1989, forma-se em  educação artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). É aluna de Diana Domingues (1947), Fernando Baril (1948) e Jailton Moreira (1960). Em 1998, realiza a primeira exposição individual na Galeria de Arte do Centro Cultural Professor Klinger Filho, em Porto Alegre. No ano seguinte, expõe outra individual na Galeria de Arte da Universidade de Caxias do Sul. 

No início dos anos 2000, a artista participa da 1ª Bienal de Gravura de Santo André e da 8ª Bienal Nacional de Artes Visuais de Santos. Em 2015, faz pós-graduação em arte e educação pelo Centro Universitário Uniasselvi. Trabalha com desenho, gravura, fotografia e cerâmica. Marciah Casal aponta as leituras sobre civilizações antigas e o interesse pelas religiões como parte de seu processo criativo. 

Suas obras são produzidas com base em técnicas de pintura acrílica sobre tela e litografia. Os temas são figuras compostas por elementos reais e imaginários. Um de seus quadros, O Homem COMO Medida de todas as Coisas, tem como referência Homem Vitruviano, do italiano Leonardo da Vinci (1452-1519). Segundo Marciah, a obra reflete olhar da artista sobre o homem da atualidade e o consumismo.

Exposições 7

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • Artistas Gaúchos. Disponível em: < http://www.artistasgauchos.com.br/portal/?id=156 >. Acesso em: 18 out. 2013.
  • CASAL, Marciah. [Currículo]. Enviado pela artista em: 25 abr. 2017.
  • HAAS, Cibele. Marciah Casal. O Sul, Porto Alegre, 10 e 11 nov. 2001.
  • ROSA, Renato, PRESSER, Décio. Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. 527p. p. 336.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: