Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Cláudia Leão

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
01.09.1967 Brasil / Pará / Belém
Registro fotográfico Orlando Maneschy

O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam, 2000
Cláudia Leão
Fotografia manipulada montada entre lâminas de vidro e espelhos [14 imagens]

Ana Cláudia do Amaral Leão (Belém PA 1967). Fotógrafa e artista visual. Forma-se em jornalismo pela UFPA, Belém, em 1996. Atualmente, cursa mestrado em comunicação e semiótica, na PUC/SP, São Paulo. É uma das fundadoras do Caixa de Pandora - Núcleo de Imagens. A artista constrói em seu trabalho um tempo para as imagens por meio da manipulação de...

Texto

Abrir módulo

Ana Cláudia do Amaral Leão (Belém PA 1967). Fotógrafa e artista visual. Forma-se em jornalismo pela UFPA, Belém, em 1996. Atualmente, cursa mestrado em comunicação e semiótica, na PUC/SP, São Paulo. É uma das fundadoras do Caixa de Pandora - Núcleo de Imagens. A artista constrói em seu trabalho um tempo para as imagens por meio da manipulação de filme e papel no laboratório fotográfico, utilizando como suporte espelhos oxidados e vidros pontilhados. As imagens remetem à perda, à constituição de territórios de desejos inatingíveis e à saudade do que não se pode mais tocar nem com as mãos nem com os olhos. 

Obras 1

Abrir módulo

Exposições 39

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 3

Abrir módulo
  • .
  • PEREGRINO, Nadja (coord.). Fotografia contemporânea do Pará: Novas visões. Curadoria Paulo Máttar. Rio de Janeiro: EdUFF, 1997.
  • RUMOS ITAÚ CULTURAL ARTES VISUAIS. Vertentes da produção contemporânea: arte: sistema e redes; poéticas da atitude; o transitório e o precário; entre o mundo e o sujeito. Curadoria Cristina Freire, Jailton Moreira, Moacir dos Anjos. São Paulo: Itaú Cultural, 2002. (Rumos Itaú Cultural Artes Visuais).

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: