Artigo da seção pessoas Lúcia Koch

Lúcia Koch

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deLúcia Koch: 1966 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre)
Imagem representativa do artigo

Cassarece , 2003 , Lúcia Koch
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini/Itaú Cultural

Biografia
Lucia Koch (Porto Alegre RS 1966). Artista multimídia, escultora, fotógrafa. Obtém, em 1989, bacharelado e licenciatura em artes plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde, em 2000, se torna mestre em artes visuais. Conclui, em 2004, doutorado em poéticas visuais, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com orientação de Carlos Fajardo (1941). Participa, em 1992, da fundação do Grupo Arte Construtora, cooperativa de artistas cuja proposta é ocupar espaços inusitados com suas intervenções, produzindo-as de forma autônoma. Participa, ao lado dos artistas Mônica Nador (1955) e Fernando Limberger (1962), do Jardim Miriam Arte Clube (Jamac), realizando projetos artísticos na periferia paulistana. Apresenta sua primeira exposição individual, Esculturas, em 1988 no Espaço Alternativo, Fundação Nacional de Arte (Funarte), no Rio de Janeiro. Entre as coletivas, participa da 2ª e da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, respectivamente em 1997 e 2005. Integra a Bienal de Pontevedra, Espanha, em 2000, e no ano seguinte apresenta trabalhos no Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP) e na Squatters/Ocupações, em Porto, Portugal. Em 2004, recebe o Prêmio Marcantonio Vilaça para as artes plásticas. Atualmente, vive em São Paulo e ministra aulas no curso de artes plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Comentário Crítico
Desde meados dos anos 1990, Lúcia Koch trabalha com intervenções em espaços expositivos explorando a incidência e a percepção da luz e os fenômenos daí resultantes: cores, nuances, sombras, refração, projeção. Em suas obras, a luz deve ser entendida como elemento que interfere na percepção e interação do homem com o ambiente. É assim, por exemplo, em Conforto, 1994, na qual lâmpadas infravermelhas de secagem industrial são espalhadas pelas varandas de um casarão.

O diálogo de Lúcia com questões próprias à pintura - campo que tradicionalmente lida com os efeitos da luz sobre os corpos - torna-se claro em Iluminadores, 1995. Dois monitores de TV são colocados frente a frente, exibindo imagens de uma peça de tecido jeans azul. Ao se aproximar da obra, o espectador passa a fazer parte dela, pois se torna anteparo para a luz azul vinda dos monitores. A participação do espectador é o cerne de outra obra, Parede RGB, 2002. Instalada num corredor do Museu de Arte Moderna de São Paulo, consiste em vários refletores com filtros vermelhos, verdes e azuis, que projetam na parede uma luz aparentemente branca, resultado da mistura no espaço das cores primárias. Os corpos dos passantes atuam como anteparos que desdobram em sombras coloridas a composição daquela luz. Sobre esta obra, a artista comenta: "A arquitetura dos espaços, mas principalmente seu uso, é o que me interessa. Isso porque o lugar é uma coisa viva que existe no tempo". 

Outras informações de Lúcia Koch:

  • Outros nomes
    • Lucia Machado Koch
    • Lucia Koch
  • Habilidades
    • Artista visual
    • escultor
    • Artista multimídia
    • fotógrafo
    • Pintor

Obras de Lúcia Koch: (3) obras disponíveis:

Título da obra: Cassarece

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoCassarece : 2003
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução fotográfica Sérgio Guerini/Itaú Cultural

Midias (1)

Lucia Koch - Enciclopédia Itaú Cultural
Luz, sombra, nuances e texturas são elementos fundamentais no trabalho de Lucia Koch. Suas criações, intervenções artísticas nos ambientes expositivos, se fundem e se confundem com o espaço original. “Você não entende exatamente onde começa o trabalho e acaba o lugar”, conta a artista, cujo objetivo é evitar qualquer tipo de mediação entre a experiência do espectador e a obra. Seu trabalho pretende atingir um público mais abrangente que aquele habituado a frequentar galerias de arte e exposições. “O sujeito que não é iniciado necessariamente nesse universo da arte responde muito parecido com o cara que está sendo afetado pela obra, dentro de um espaço de exposição e que conhece o meu trabalho”, observa. A instabilidade e imprevisibilidade da luz natural nos ambientes são características importantes nas criações de Lucia. “Não é um fenômeno que eu possa controlar e reapresentar, e é justamente isso que me interessa.”

Realização do vídeo: Documenta Vídeo Brasil
Captação e edição (Libras): Sacisamba
Intérprete: Erika Mota (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Exposições (128)

Artigo sobre Espelhos e Sombras

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioEspelhos e Sombras : 10-10-1994  |  Data de término | 04-12-1994
Resumo do artigo Espelhos e Sombras :

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)

Artigo sobre Espelhos e Sombras

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioEspelhos e Sombras : 04-01-1995  |  Data de término | 05-03-1995
Resumo do artigo Espelhos e Sombras :

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Todas as exposições

Eventos relacionados (5)

Artigo sobre sp-arte 2010

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Artigo sobre sp-arte 2011

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (11)

  • Fontes de Pesquisa

     

  • Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2., 1999, Porto Alegre, RS. II Bienal de Artes Visuais do Mercosul: catálogo Geral. Curadoria Fábio Magalhães. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1999. 264 p. 709.04 B5884s 1999
  • Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2., 1999, Porto Alegre, RS. II Bienal de Artes Visuais do Mercosul: catálogo Geral. Curadoria Fábio Magalhães. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1999. 264 p.
  • EQUIPE M. Officer (coord. ). Corte do olhar. São Paulo: MAM, 1995. 12 p. il. color.
  • EQUIPE M. Officer (Coord.). Corte do olhar. Curadoria Rejane Cintrão. São Paulo: MAM, 1995. 12 p. il. color. SPmam 1995/c
  • ESPELHOS e sombras. Tradução William T. Shelton, Noemi Jaffe Cartum; apresentacao Eduardo A. Levy Junior; curadoria Aracy Amaral; texto Aracy Amaral. São Paulo: MAM, 1994. SPmam 1994/es
  • ESPELHOS e sombras. Tradução William T. Shelton, Noemi Jaffe Cartum; apresentacao Eduardo A. Levy Junior; texto Aracy Amaral. São Paulo : MAM, 1994. 88 p. 23 il. color.
  • PRATA, Isabella e AYDAR, Bia (org.). Antarctica Artes com a Folha. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. 709.81904 A627
  • PRATA, Isabella e AYDAR, Bia (org.). Antarctica Artes com a Folha. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS (11. : 1989 : Rio de Janeiro). 11º Salão Nacional de Artes Plásticas. Coordenação Leila Cristina Teles. Rio de Janeiro : Funarte, 1989. [112 p. ] il. color.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 11., 1989, Rio de Janeiro, RJ; TELES, Leila Cristina (Coord.). 11º Salão Nacional de Artes Plásticas. Fotografia Sérgio Zalis, Josias Veras, Orlando Azevedo. Rio de Janeiro: Funarte, 1989. [112] p., il. color. CAT-G RJsnap 11/1989

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • LÚCIA Koch. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa208391/lucia-koch>. Acesso em: 13 de Nov. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7