Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Silvia Fernandes

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 24.02.2017
21.01.1953 Brasil / São Paulo / São Paulo
Sílvia Fernandes da Silva Telesi (São Paulo, São Paulo, 1953). Teórica, crítica, ensaísta e professora. Voltada para a análise das evoluções cênicas no Brasil, é pesquisadora da vanguarda no teatro, fina ensaísta das manifestações do contemporâneo.

Texto

Abrir módulo

Biografia

Sílvia Fernandes da Silva Telesi (São Paulo, São Paulo, 1953). Teórica, crítica, ensaísta e professora. Voltada para a análise das evoluções cênicas no Brasil, é pesquisadora da vanguarda no teatro, fina ensaísta das manifestações do contemporâneo.

Após concluir sua formação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, Sílvia passa a integrar a equipe de pesquisas do Idart, atual Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo - CCSP, acervo documental sobre as artes cênicas paulistas, entre 1978 e 1991. Desenvolve ali inúmeros projetos, destacando-se os dedicados à complexidade da cena contemporânea. Juntamente com Mauro Meiches publica Sobre o Trabalho do Ator, investigação sobre a arte e a técnica de profissionais de várias gerações, em 1985.

Está ligada, ainda, a pesquisas e realizações significativas para a bibliografia teatral, como as dedicadas à trajetória do Ornitorrinco, do teatro de revista, dos grupos experimentais nascidos nos anos 1970.

Torna-se professora na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, até 1998, quando troca aquela pela Universidade de São Paulo - USP, ministrando cursos para a graduação e a pós-graduação.

Em 1995 publica, em parceria com Jacó Guinsburg (1921) e Antônio Mercado, Antonin Artaud - Linguagem e Vida, dedicada à obra do renomado inspirador das vanguardas do século XX. Investigadora das linguagens da performance, colabora com a publicação Work in Progress na Cena Contemporânea, de Renato Cohen (1956-2003), realizando seu prefácio, em 1998.

Com sua tese Grupos Teatrais - Percurso e Linguagem, volta-se para o fenômeno da contracultura e do experimentalismo reinantes nos conjuntos que fizeram avançar a cena brasileira naquela década, publicada em 2000, com o título Grupos Teatrais - Anos 70.

Em 1996, ao publicar Gerald Thomas - Memória & Invenção, fruto de seu doutoramento, eleva-se ao primeiro plano entre os teóricos e pesquisadores. Colabora, igualmente, para a publicação de Gerald Thomas, Um Encenador de Si Mesmo, reunião de textos do polêmico diretor, pela Editora Perspectiva.

Alguns de seus ensaios, publicados em revistas especializadas, contam-se entre os marcos do pensamento estético brasileiro contemporâneo.

Espetáculos 3

Abrir módulo

Eventos multiculturais 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 10

Abrir módulo
  • ALBUQUERQUE, Johana. Sílvia Fernandes (ficha curricular) In: ___________. ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para a Fundação VITAE. São Paulo, 2000.
  • FERNANDES, Silvia. Memória e invenção: Gerald Thomas em cena. Perspectiva, 1996.
  • FERNANDES, Sílvia; MEICHES, Mauro. Sobre o trabalho do ator. São Paulo: Perspectiva, 1988. 177 p.
  • Programa do Espetáculo - BR-3 - RJ, 2007. Não Catalogado
  • Programa do Espetáculo - Dido & Enéas, 2008. Não Catalogado
  • ______. A cena em progresso. In: COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998. p. 17-21. Prefácio.
  • ______. Galáxias. In: ______; GUINSBURG, J. Gerald Thomas: um encenador de si mesmo. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 232-238.
  • ______. Gerald Thomas e seus filtros. In: ______; GUINSBURG, J. Gerald Thomas: um encenador de si mesmo. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 11-20. Prefácio.
  • ______; GUINSBURG, J. O Trombone do Asdrúbal e As Atrações do Ornitorrinco. In: SILVA, Armando Sérgio da (Org.). Diálogos sobre teatro. São Paulo: EDUSP, 1992. p. 25-34.
  • ______; GUINSBURG, J; MERCADO, Antônio. Antonin Artaud: linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 1995. 290 p.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: