Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

José Antônio da Silva

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 12.06.2017
12.03.1909 Brasil / São Paulo / Sales Oliveira
08.08.1996 Brasil / São Paulo / São Paulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Figura de Cangaceira, 1946
José Antônio da Silva
Óleo sobre tela, c.i.e.
53,00 cm x 37,00 cm

José Antônio da Silva (Sales de Oliveira, São Paulo, 1909 - São Paulo, São Paulo, 1996). Pintor, desenhista, escritor, escultor, repentista. Trabalhador rural, de pouca formação escolar, é autodidata. Em 1931, muda-se para São José do Rio Preto, São Paulo. Participa da exposição de inauguração da Casa de Cultura da cidade, em 1946, quando suas p...

Texto

Abrir módulo

Biografia

José Antônio da Silva (Sales de Oliveira, São Paulo, 1909 - São Paulo, São Paulo, 1996). Pintor, desenhista, escritor, escultor, repentista. Trabalhador rural, de pouca formação escolar, é autodidata. Em 1931, muda-se para São José do Rio Preto, São Paulo. Participa da exposição de inauguração da Casa de Cultura da cidade, em 1946, quando suas pinturas chamam atenção dos críticos Lourival Gomes Machado (1917-1967), Paulo Mendes de Almeida (1905-1986) e do filósofo João Cruz e Costa. Dois anos depois, realiza mostra individual na Galeria Domus, em São Paulo. Nessa ocasião Pietro Maria Bardi (1900-1999), diretor do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), adquire seus quadros e deposita parte deles no acervo do museu. O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP) edita seu primeiro livro, Romance de Minha Vida, em 1949. Na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, recebe prêmio aquisição do Museum of Modern Art (MoMA) [Museu de Arte Moderna] de Nova York. Em 1966, Silva cria o Museu Municipal de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto e grava dois LPs, ambos chamados Registro do Folclore Mais Autêntico do Brasil, com composições de sua autoria. No mesmo ano, ganha Sala Especial na 33ª Bienal de Veneza. Publica ainda os livros Maria Clara, 1970, com prefácio do crítico literário Antônio Candido (1918); Alice, 1972; Sou Pintor, Sou Poeta, 1982; e Fazenda da Boa Esperança, 1987. Transfere-se de São José do Rio Preto para São Paulo, em 1973. Em 1980, é fundado o Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva (MAP), em São José do Rio Preto, com obras do artista e peças do antigo Museu Municipal de Arte Contemporânea.

Análise

Autodidata de formação, José Antônio da Silva exerce várias atividades, entre elas a de trabalhador rural, até o seu trabalho como artista ser descoberto em 1946, durante exposição na Casa de Cultura, em São José do Rio Preto, despertando o interesse de críticos de arte que participavam do evento. Suas primeiras pinturas possuem cores frias e escuras. A partir de 1948, realiza paisagens de caráter mais lírico, empregando uma gama cromática mais viva e variada. Expõe nas três primeiras edições da Bienal Internacional de São Paulo, e nessa época, sua obra revela a influência pela pincelada vibrante de Vicent van Gogh (1853-1890), em 1955, passa a realizar quadros baseado no pontilhismo, nos quais os pontos ou traços de cor proporcionam destaque a matéria, como em Espantalhos diante da Paisagem (1956).

Apresenta em suas telas espaços amplos, abertos e temas ligados a vida no campo, como o algodoal, os cafezal e o boi no pasto, que acabam tornando-se sua produção mais conhecida. Como nota o crítico P.M. Bardi, o artista revela grande espontaneidade na abstração dos detalhes em suas telas, onde, por exemplo, fileiras de pontos brancos indicam o algodoal. Destacam-se em sua obra o desenho expressivo, o senso da cor e o caráter de fantasia. Silva percorre uma grande variedade de temas: natureza-morta, pintura sacra, marinha, pintura histórica e de gênero. Algumas telas possuem um tom irônico. Nos quadros realizados a partir da década de 1970, o artista cria maior distinção entre a figura e o plano de fundo, empregando também grandes planos de cores.

Obras 42

Abrir módulo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

A Chuva

Óleo sobre tela
Reprodução fotográfica Gerson Zanini

A Leitora

Óleo sobre tela
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Algodoal

Óleo sobre tela

Espetáculos 1

Abrir módulo

Exposições 122

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 56

Abrir módulo
  • 80 anos de arte brasileira. São Paulo: MAB, 1982. 24 p, il. p&b. color.
  • A PINACOTECA do MASP: de Rafael a Picasso. São Paulo: Banco Safra, 1982. (Banco Safra).
  • ACERVO. São Paulo: José Duarte de Aguiar & Ricardo Camargo, [199-?]. [6] p., il. color. p&b.
  • APROPRIAÇÕES antropofágicas. Apresentação Ricardo Ribenboim. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 1997. 44 p., il. color. (Imaginário Popular).
  • AQUINO, Flávio de. Aspectos da pintura primitiva brasileira. Rio de Janeiro: Spala, 1978.
  • ARAÚJO, Olívio Tavares de. Silva: a pintura, não o romance. São Paulo: Métron, 1998. 263 p.
  • ARDIES, Jacques. A Arte naif no Brasil. São Paulo: Empresa das Artes, 1998.
  • ARTE moderna brasileira: acervo do MAC/USP. Poços de Caldas: Casa da Cultura de Poços de Caldas, 1992. 50 p. il., color.
  • ARTE na Associação Paulista de Medicina: acervo. São Paulo: Associação Paulista de Medicina. , il. color.
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
  • ARTE transcendente: exposição de pintura. São Paulo: MAM, 1981.
  • AS MESAS. São Paulo: Ranulpho Galeria de Arte, 1989. , il. color.
  • ASSIS Chateaubriand - UEPB. Campina Grande: MAAC, 1993. 117 p., il. p&b.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. R750.81 A973d 2.ed
  • BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 1. , 1951, SÃO PAULO, SP. Catálogo. São Paulo: MAM, 1951.
  • BRAGA, Rubem. Três primitivos. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/Serviço de Documentação, 1953. p. 14. (Os Cadernos de Cultura, 63).
  • BRASIL arte 1922/1977. São Paulo: Portal Galeria de Arte, 1977. folha dobrada, il. color.
  • CANTON, Katia. Espelho de artista. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. 48 p., il. color.
  • COLEÇÃO Unibanco: exposição comemorativa dos 70 anos do Unibanco. Apresentação Antonio Fernando De Franceschi. Poços de Caldas: Instituto Moreira Salles, 1995. 50 p., il. color.
  • CONSTRUTIVISTAS e figurativos da coleção Theon Spanudis. Apresentação Luiz Ernesto Machado Kawall. São Paulo: Centro de Artes Porto Seguro, 1978. folha dobrada, il.
  • DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Carlos Cavalcanti e Walmir Ayala. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1973-1980. 4v. (Dicionários especializados, 5).
  • DRÄNGER, Carlos (coord.). Pop Brasil: arte popular e o popular na arte. Curadoria Paulo Klein; tradução João Moris, Beatriz Karan Guimarães, Maurício Nogueira Silva. São Paulo: CCBB, 2002. SPccbb 2002/pb
  • EXPOSIÇÃO BRASIL-JAPÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA, 9., 1990, São Paulo. 9ª Exposição Brasil-Japão de Arte Contemporânea. São Paulo: Fundação Brasil-Japão de Artes Plásticas, 1990. 86 p., il. p&b.
  • FESTA de cores. São Paulo: Masp, 1975.
  • FROTA, Lélia Coelho. Mitopoética de 9 artistas brasileiros: vida, verdade e obra. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.
  • GULLAR, Ferreira (et. al). 150 anos de pintura no Brasil: 1820-1970. Rio de Janeiro: Colorama, 1989. R703.0981 P818d
  • IMAGINÁRIOS singulares. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1987. 136 p., il.p&b.
  • JOSÉ, Antônio da Silva. São Paulo: Associação dos Amigos da Pinacoteca, [1999].
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. R759.981 L533d
  • MOSTRA do acervo. São Paulo: Sudameris Galleria, 1996. p.11. SPsuda 1996/m
  • MUSEU DE ARTE MODERNA (SÃO PAULO, SP). Arte brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo: doações recentes 1996-1998. Curadoria Tadeu Chiarelli. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1998.
  • MUSEU de Arte de São Paulo. Apresentação João Vicente Salgueiro; comentário Pietro Maria Bardi. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1981. 193 p., il. (Museus brasileiros, 3).
  • O MUSEU de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Banco Safra, 1998. 351 p., il. color.
  • PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA, 1969, São Paulo, SP. Panorama de Arte Atual Brasileira 1969. São Paulo: MAM, 1969.
  • PINACOTECA do Estado de São Paulo: 1970. Curadoria Carlos von Schmidt, Donato Ferrari, Paulo Mendes de Almeida, Delmiro Gonçalves. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1970. 12 p. Exposição realizada no período de dez. 1970 a fev. 1971.
  • PINACOTECA do Estado: catálogo geral de obras. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. 447 p. il. p. b. color.
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987.
  • PRÊMIO Brasília de Artes Plásticas 1990. Brasília: Museu de Arte de Brasília, 1990. , s. il.
  • ROCHA, Ruth. Boi, boiada, boiadeiro. Apresentação Carlos Moraes. 3.ed. São Paulo: Quinteto, 1987. 23 p. il. color.
  • ROCHA, Valdir, ZACARIAS, Paulo. Ou errado ou torto, e o Silva. São Paulo: Fantasma, 1979. 16 p., il. p&b.
  • SANT'ANNA, Romildo. Silva: quadros e livros, um artista caipira. Prefácio Boris Schnaiderman; apresentação Dinorath do Valle. Sao Paulo: Unesp, 1993. 265 p. : il. color. (Coleçao studium).
  • SILVA, José Antônio da. Alice. São Paulo: Duas Cidades, 1972. 107 p., il.
  • SILVA, José Antônio da. Art: 5 décadas de arte brasileira = 5 decades of Brazilian. São Paulo: Paço das Artes, 1992. 72 p., il. p&b, color.
  • SILVA, José Antônio da. Fazenda da boa esperança. São Paulo: Duas Cidades, 1987. 142 p. il.
  • SILVA, José Antônio da. José Antonio da Silva. São Paulo: Associação Paulista do Ministério Público, 1986.
  • SILVA, José Antônio da. José Antonio da Silva. São Paulo: Yutaka Sanematsu Escritório de Arte, 1987. il. p&b, color.
  • SILVA, José Antônio da. José Antonio da Silva: (1909-1996). São Paulo: Ricardo Camargo Galeria, 2001. Sj586j 2001
  • SILVA, José Antônio da. José Antônio da Silva: pinturas. São Paulo: Cosme Velho Galeria de Arte, 1978. il. color.
  • SILVA, José Antônio da. Maria Clara. São Paulo: Duas Cidades, 1970. 131 p. il.
  • SILVA, José Antônio da. Obra-prima do MASP no centro campestre SESC. São Paulo: MASP, 1980. 1 folha dobrada, il.
  • SILVA, José Antônio da. Pintor do Brasil. São Paulo: MAC/USP, 1989. 41 p., il. p.b. color.
  • SILVA, José Antônio da. Romance de minha vida. São Paulo: MAM, 1949. 239 p., il.
  • SILVA, José Antônio da. Sou pintor, sou poeta. São Paulo: Kosmos, 1982. 115 p. : il. p.b.
  • UNIVERSO do futebol uma reflexão sobre os significados sociológicos e estéticos do futebol no contexto da cultura brasileira. Rio de Janeiro: MAM, 1982.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: