Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas

A Enciclopédia é o projeto mais antigo do Itaú Cultural. Ela nasce como um banco de dados sobre pintura brasileira, em 1987, e vem sendo construída por muitas mãos.

Se você deseja contribuir com sugestões ou tem dúvidas sobre a Enciclopédia, escreva para nós.

Caso tenha alguma dúvida, sugerimos que você dê uma olhada nas nossas Perguntas Frequentes, onde esclarecemos alguns questionamentos sobre nossa plataforma.



Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Sérgio de Moraes

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
1951 Brasil / São Paulo / São Paulo

Politipias, 1999
Sérgio de Moraes
Linoleogravura
43,00 cm x 59,20 cm

Sérgio de Moraes (São Paulo SP 1951). Gravador e professor. Em 1973, cursa gravura com Evandro Carlos Jardim na Faculdade Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Gradua-se em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em 1978. Mantém grupos de estudo de desenho e gravura com Rubens Matuck, Greg...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Sérgio de Moraes (São Paulo SP 1951). Gravador e professor. Em 1973, cursa gravura com Evandro Carlos Jardim na Faculdade Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Gradua-se em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em 1978. Mantém grupos de estudo de desenho e gravura com Rubens Matuck, Gregório Gruber, Márcio Périgo e Nori Figueiredo. Com este último, estabelece em 1983 um círculo de gravura, que pretende difundí-la por meio da edição de álbuns. Participa da organização de exposições, como Mafuá Sincrético, no Centro Cultural São Paulo - CCSP, em 1983, e Jovem Arte Brasileira - Seleção Prêmio Unesco, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1993. De 1990 a 1991, leciona no Núcleo de Gravura da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. Em 1990 lança, com Renina Katz e Nori Figueiredo, álbum que reúne litografias, metais e linoleogravuras. Em 1997, lança álbum de linoleogravura, técnica a qual se dedica quase que exclusivamente. Inventa a politipia - subclasse da linoleogravura, composta pela sobreposição de impressões parciais, técnica utilizada em álbum lançado em 1998.

Obras 2

Abrir módulo
Reprodução fotográfica Sérgio Guerini

Politipias

Linóleogravura

Exposições 9

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 2000.
  • GRAVURAS: sutilezas e mistérios: técnica de impressão. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1994. il. p.b. color.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 2., 1979, Rio de Janeiro, RJ. 2º Salão Nacional de Artes Plásticas. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: MAM, 1979.
  • XILOGRAVURA linoleogravuras. São Paulo: Museu Banespa, 1997. folha dobrada.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: