Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Sérgio de Carvalho

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 24.07.2020
17.02.1967 Brasil / São Paulo / São Paulo
Sérgio Ricardo de Carvalho Santos (São Paulo SP 1967). Diretor, autor e crítico. Encenador voltado aos recursos épicos do espetáculo, um dos fundadores da Companhia do Latão. Colabora, eventualmente, para jornais e revistas, como crítico ou ensaísta do universo das artes cênicas.

Texto

Abrir módulo

Sérgio Ricardo de Carvalho Santos (São Paulo SP 1967). Diretor, autor e crítico. Encenador voltado aos recursos épicos do espetáculo, um dos fundadores da Companhia do Latão. Colabora, eventualmente, para jornais e revistas, como crítico ou ensaísta do universo das artes cênicas.

Após uma formação em jornalismo, Sérgio efetua seu mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), tomando como tema o teórico Anatol Rosenfeld. Assina a dramaturgia de Paraíso Perdido, primeira montagem de Antônio Araújo com o Teatro da Vertigem. Torna-se, a seguir, um dos fundadores da Companhia do Latão, que lança, em 1996, sua primeira produção: Ensaio para Danton, baseada em texto de Georg Büchner.

No ano seguinte, incide sobre o próprio ato de se fazer teatro em Ensaio sobre o Latão, um metatexto de Bertolt Brecht, mais uma vez deixando em aberto diversos procedimentos cênicos, enfatizando a característica de ensaios que revestem sua poética. Surge, em 1998, Santa Joana dos Matadouros, nova incursão sobre o teatrólogo alemão e novos enfoques para a narratividade épica. O Nome do Sujeito é uma dramaturgia sua e de seu parceiro na direção do grupo, Márcio Marciano, sobre a obra de Gilberto Freyre, criação do mesmo ano.

Em 2000, Sérgio lança A Comédia do Trabalho, centrando o foco de suas atenções sobre as relações de produção, seu objeto de pesquisa para a Bolsa Vitae de Artes. O Brasil Colônia, tema de fundo de Auto dos Bons Tratos, sobe à cena em 2002.

É professor de teoria do teatro e literatura dramática no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Sobre a atuação do grupo sob a coordenação de Sérgio de Carvalho, declara João Pedro Stédile, um dos coordenadores do Movimento dos Sem Terra: "Temos acompanhado a trajetória artística e cultural destes corajosos meninos e meninas da Companhia do Latão. Vemos neles, além do profissionalismo com que encaram sua missão, aquela generosa dedicação, dos que se entregam de corpo e alma e conseguem colocar a cultura e a arte a serviço da conscientização da nossa sociedade. Nosso país está precisando cada vez mais de Companhias do Latão do que as companhias a quem nosso governo entregou nossa economia".1

Notas

1. STEDILE, João Pedro. Depoimento sobre a atuação da Companhia. In: SANTA JOANA DOS MATADOUROS. Direção Sérgio de Carvalho. São Paulo, 1998. 1 folder. Programa do espetáculo apresentado em 1998.

Espetáculos 29

Abrir módulo

Eventos multiculturais 1

Abrir módulo

Oficinas 1

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 9

Abrir módulo
  • A COMÉDIA DO TRABALHO. Direção Sérgio de Carvalho e Márcio Marciano. São Paulo, 2000. 1 folder. Programa do espetáculo, apresentado em 2000.
  • ALBUQUERQUE, Johana. Sérgio de Carvalho (ficha curricular) In: ___________. ENCICLOPÉDIA do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material elaborado em projeto de pesquisa para a Fundação VITAE. São Paulo, 2000.
  • COELHO, Marcelo. Companhia do Latão ilumina a razão no Centro Cultural. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 4-8, 15 set. 1999.
  • COSTA, Iná Camargo. Por um teatro épico. Vintém, ano 2, n. 3, p. 12-17.
  • Catálogo da Companhia do Latão em Repertório, 1999. Não catalogado
  • LIMA, Mariângela Alves de. 'O Nome do Sujeito' une dilemas míticos e temas sociais. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 23 out. 1998. Caderno 2, p. D4.
  • Programa do Espetáculo - A Comédia do Trabalho - 2000. Não catalogado
  • Programa do Espetáculo - Equívocos Colecionados - 2004. Não catalogado
  • SANTA JOANA DOS MATADOUROS. Direção Sérgio de Carvalho. São Paulo, 1998. 1 folder. Programa do espetáculo apresentado em 1998.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: