Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Artes visuais

Efrain Almeida

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 06.01.2021
25.01.1964 Brasil / Ceará / Boa Viagem
Registro fotográfico Romulo Fialdini/Itaú Cultural

O Pagador de Promessas, 1998
Efrain Almeida
Cedro e veludo

Efrain Almeida de Melo (Boa Viagem, Ceará, 1964). Escultor. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1976. Dez anos depois, inicia sua formação artística na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage). Em 1990, participa de curso no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), e inicia pesquisas com diversos materiais, e escolhe a...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Efrain Almeida de Melo (Boa Viagem, Ceará, 1964). Escultor. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1976. Dez anos depois, inicia sua formação artística na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage). Em 1990, participa de curso no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), e inicia pesquisas com diversos materiais, e escolhe a madeira como matéria-prima principal de seus trabalhos, que são compostos de pequenas esculturas. Nesse mesmo ano, trabalha como ajudante do pintor Hilton Berredo (1954). A influência religiosa, recebida na infância em Boa Viagem, e o imaginário popular nordestino são temas presentes em seus trabalhos, que fazem referência a ex-votos. Realiza sua primeira exposição individual, Objetos, no Centro Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, em 1993. Participa da 1ª Bienal do Mercosul, em 1997, e da Bienal Internacional de Buenos Aires, em 2002.

Análise

Os trabalhos de Efrain Almeida são constituídos de pequenas esculturas de madeira, objetos produzidos com tecido e aquarelas de tamanhos reduzidos. Em todos eles, o tema é o mesmo: são membros do corpo (pé, mão, cabeça) ou objetos (sacola, vestido, camisa).

As imagens de partes do corpo humano remetem à ideia de ex-voto, tradição religiosa bastante presente na Região Nordeste do Brasil, onde nasce Almeida. Esse elemento atribui aos seus trabalhos um sentido autobiográfico, relacionado a reminiscências da infância, no interior do Ceará. A referência à religião torna-se evidente em trabalhos como São Sebastião (1997), em que escava no tronco de uma árvore os contornos da imagem do santo protetor daqueles que padecem de epidemias.

Também os títulos das obras são informações importantes para a compreensão da poética de Almeida. O Merecedor (1997), e Para Guardar Desejos (1998), são exemplos de como os títulos carregam significados que complementam o sentido das pequenas peças votivas, talhadas com economia de detalhes.

Em aquarela, o artista intensifica o repertório de imagens que parecem necessitar da memória do observador para serem ativadas. É o caso de Pés com Estigmas (2001), cujo desenho, sem marcas de agressividade, traz fortes lembranças religiosas.

Obras 9

Abrir módulo
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini

Aqueles Dois

Cedro e óleo
Reprodução Fotográfica Romulo Fialdini

Beija-Flor

Cedro e óleo
Reprodução Fotográfica Vicente de Mello

Chagas

Cedro e óleo

Exposições 162

Abrir módulo

Eventos relacionados 4

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 51

Abrir módulo
  • 15 ARTISTAS brasileiros. Curadoria Tadeu Chiarelli; tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: MAM, 1996.
  • 15 ARTISTAS brasileiros. Curadoria Tadeu Chiarelli; tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: MAM, 1996. SPmam 1996/q
  • A FIGURA humana na coleção Itaú. São Paulo: Itaú Cultural, 2000.
  • A FIGURA humana na coleção Itaú. São Paulo: Itaú Cultural, 2000. IC 708 F475
  • A INFÂNCIA perversa: fábulas sobre a memória e o tempo. Curadoria Marcus de Lontra Costa; texto Marcus de Lontra Costa; fotografia Vicente de Mello, João Bosco, Loris Machado, Romulo Fialdini, Eduardo Giannini Ortega, Maurício Ruiz. Rio de Janeiro: MAM, 1995. [36 p.], 35 il. p.b. color. RJmam 1995/i
  • A INFÂNCIA perversa: fábulas sobre a memória e o tempo. Curadoria e texto Marcus de Lontra Costa. Rio de Janeiro: MAM, 1995. [36 p. ] 35 il. p. b. color.
  • ALMEIDA, Efrain. Efrain ALMEIDA . Texto Cláudia Saldanha; fotografia Vicente de Mello; tradução Gustavo Couto Stevens; projeto gráfico Efrain ALMEIDA. Porto: Canvas & Companhia Galeria de Arte Contemporânea, 1998. [16 p.], il. color. A4475 1998
  • ALMEIDA, Efrain. Efrain ALMEIDA . Texto Lisette Lagnado; fotografia Vicente de Mello; projeto gráfico Efrain ALMEIDA; versão em inglês Gustavo Couto Stevens. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1997. [16 p.], il. color. A4475e 1997
  • ALMEIDA, Efrain. Efrain Almeida. Texto Cláudia Saldanha; tradução Gustavo Couto Stevens. Porto: Canvas & Companhia Galeria de Arte Contemporânea, 1998. [16 p. ] il. color.
  • ALMEIDA, Efrain. Efrain Almeida. Texto Lisette Lagnado; versão em inglês Gustavo Couto Stevens. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1997. [16 p. ] il. color.
  • ALÉM do arco íris. Curadoria e texto Per Hovdenakk. São Paulo: FAAP, 1998.
  • ALÉM do arco íris. Curadoria e texto Per Hovdenakk. São Paulo: FAAP, 1998. SPfaap 1998/a
  • APROPRIAÇÕES antropofágicas. Curadoria Stella Teixeira de Barros; assistência de curadoria Nazareth Pacheco. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 1997. (Imaginário Popular).
  • APROPRIAÇÕES antropofágicas. Curadoria Stella Teixeira de Barros; assistência de curadoria Nazareth Pacheco. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 1997. (Imaginário Popular). IC 700 I31a
  • ARTE e artistas plásticos no Brasil 2000. São Paulo: Meta, 2000.
  • ARTE e artistas plásticos no Brasil 2000. São Paulo: Meta, 2000. 700.981 A786
  • BRASIL Reflexão 97 - A Arte Contemporânea da Gravura. Curadoria e texto Uiara Bartira; tradução Alberto de Paula Santos; texto Maria Alice Milliet. Curitiba, [98] p. , 1997.
  • BRASIL Reflexão 97: a Arte Contemporânea da gravura. Curadoria Uiara Bartira; fotografia Vilma Slomp; tradução Alberto de Paula Santos; apresentação Cassio Taniguchi, Margarita Pericás Sansone, Nilza K. Procopiak; texto Uiara Bartira, Maria Alice Milliet. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 19 97. [98] p., il. PRfcc 1997/b
  • BRASILIDADES. Curadoria e texto Paulo Rogério de Oliveira Reis; versão em inglês Anton Berden, James Anderson; versão em francês Pascal Rúbio. Rio de Janeiro: Centro Cultural Light, 2000.
  • BRASILIDADES. Curadoria e texto Paulo Rogério de Oliveira Reis; versão em inglês Anton Berden, James Anderson; versão em francês Pascal Rúbio. Rio de Janeiro: Centro Cultural Light, 2000. RJccl 2000/b
  • Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1., 1997, Porto Alegre, RS. I Bienal de Artes Visuais do Mercosul: Catálogo. Curadoria geral Frederico Morais, curadoria Irma Arestizábal, Pedro Querejazu, Frederico Morais, Justo Pastor Mellado, Tício Escobar, Angel Kalemberg, Roberto Guevara. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1997. 537 p. Exposição ocorrida de 2 out. a 30 nov. 1997.
  • Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1., 1997, Porto Alegre, RS. I Bienal de Artes Visuais do Mercosul: Catálogo. Curadoria geral Frederico Morais, curadoria Irma Arestizábal, Pedro Querejazu, Frederico Morais, Justo Pastor Mellado, Tício Escobar, Angel Kalemberg, Roberto Guevara. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1997. 537 p. Exposição ocorrida de 2 out. a 30 nov. 1997. 709.04 B5884p 1997
  • CANTON, Katia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001.
  • CANTON, Katia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001. 700.981 C232n
  • CEARÁ e Pernambuco: dragões e leões. Fortaleza: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, 1998. [80] p., il. color. CAT-G CEcdm 1998/c
  • CEARÁ e Pernambuco: dragões e leões. Fortaleza: Fundação Joaquim Nabuco, 1998. [80p. ] il. color.
  • COLEÇÃO Museu de Arte Moderna da Bahia: Arte contemporânea. Apresentação Heitor Reis. rio de janeiro: MAM, 1998. s.p. il., color. RJmam 1998/c
  • COLEÇÃO Museu de Arte Moderna da Bahia: arte contemporânea. Rio de Janeiro: MAM, 1998. s. p. il. , color.
  • CORRESPONDÊNCIAS. Curadoria e texto Cláudia Saldanha; tradução Gustavo Couto Stevens; texto Ana Teresa Jardim. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1995. [40 p. ] il. color.
  • CORRESPONDÊNCIAS. Tradução Gustavo Couto Stevens; fotografia Vicente de Mello, Pat Kilgore; apresentação Helena Severo, Lauro Cavalcanti; texto Cláudia Saldanha, Ana Teresa Jardim; apresentação Eva Doris Rosental; curadoria Cláudia Saldanha. Rio de Janeiro: Paço Imperial, 1995. [40 p.], il. color. RJpi 1995/c
  • Casa João Turin (Curitiba, PR). 2ª Mostra de escultura João Turin. Curadoria Ennio Marques Ferreira, Renato Pedroso. Curitiba: Casa João Turim, 1993. 1 folha dobrada.
  • DRÄNGER, Carlos (coord.). Pop Brasil: arte popular e o popular na arte. Curadoria Paulo Klein; tradução João Moris, Beatriz Karan Guimarães, Maurício Nogueira Silva. São Paulo: CCBB, 2002. SPccbb 2002/pb
  • INTERVALOS: evento paralelo à documenta de Kassel. Curadoria Vitória Daniela Bousso; tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: Paço das Artes, 1997.
  • INTERVALOS: evento paralelo à documenta de Kassel. Curadoria Vitória Daniela Bousso; tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: Paço das Artes, 1997. SPpa 1997/i
  • MOSTRA DE escultura João Turin, 2., 1993, Curitiba, PR. 2ª Mostra de escultura João Turin . Curadoria Ennio Marques Ferreira, Renato Pedroso; fotografia Macacheira. Curitiba: Casa João Turin, 1993. 1 folha dobrada, il. p&b. PRmejt 2/1993
  • OS 90. Curadoria e texto Lauro Cavalcanti, Ana Maria de Niemeyer, Cláudia Saldanha, Fernando Cocchiarale, Iole de Freitas, Luiz Áquila, Luiz Camillo, Sônia Salzstein, Walter Sebastião. Rio de Janeiro: Paço Imperial/MINc IPHAN, 1999. 59 p. il. p. b.
  • OS 90. Rio de Janeiro: Paço Imperial/MINc IPHAN, 1999. 59 p., il. p&b. RJpi 1999/n
  • OS ANJOS estão de volta. Curadoria e texto Maria Lúcia Montes; tradução Maria Lúcia Montes; texto R. M. Rilke, Al-Gazzali, Charles Baudelaire, Jacobus de Voragine, Paulo Coelho. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2000. 144 p. il. color.
  • OS ANJOS estão de volta. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2000. 144 p., il. color. CAT-G SPpe 2000
  • PAIXÃO do olhar instalação, pintura, fotografia e vídeo. Rio de Janeiro: MAM, 1993.
  • PAIXÃO do olhar: instalação, pintura, fotografia e vídeo. Rio de Janeiro: MAM, 1993. 32 p., il. RJmam 1993/p
  • PERFIL da Coleção Itaú. Curadoria Stella Teixeira de Barros. São Paulo: Itaú Cultural, 1998.
  • PERFIL da Coleção Itaú. Curadoria Stella Teixeira de Barros. São Paulo: Itaú Cultural, 1998. IC 708 P438
  • PRATA, Isabella e AYDAR, Bia (Orgs.) Antarctica Artes com a Folha. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
  • PRATA, Isabella e AYDAR, Bia (Orgs.) Antarctica Artes com a Folha. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. 709.81904 A627
  • SALÃO DA BAHIA, 2., 1995, Salvador. 2º Salão MAM- Bahia de artes plásticas. Salvador: Museu de Arte Moderna da Bahia, 1995.
  • SALÃO DA BAHIA, 2., 1995, Salvador. 2º Salão MAM- Bahia de artes plásticas. Salvador: Museu de Arte Moderna da Bahia, 1995. CAT-G BAsb 2/1995
  • SALÃO PARANAENSE, 48., 1991, Paraná, PR. 48º Salão Paranaense. Curitiba: Sala de Exposições-Teatro Guaíra, 1991.
  • SALÃO PARANAENSE, 48., 1991, Paraná, PR. 48º Salão Paranaense. Curitiba: Sala de Exposições-Teatro Guaíra, 1991. PRsp 48/1991
  • WORKSHOP 97: artistas alemães e brasileiros. Curadoria Edgar Filho; texto Friedrich Meschede, Marcus de Lontra Costa, Maria do Carmo Vogt. Salvador: MAM, 19 97. 64p. il., color. CAT-G BAmam 1997
  • WORKSHOP 97: artistas alemães e brasileiros. Curadoria Edgar Filho; texto Friedrich Meschede, Marcus de Lontra Costa, Maria do Carmo Vogt. Salvador: MAM, 1997.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: