Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Teatro

Jefferson Del Rios

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
04.11.1943 Brasil / São Paulo / Ourinhos
Jefferson Del Rios Vieira Neves (Ourinhos SP 1943). Crítico. Ativo participante da crítica paulistana, milita não apenas na imprensa, participa como jurado em concursos de dramaturgia, em seminários e mesas de debates.

Texto

Abrir módulo

Biografia
Jefferson Del Rios Vieira Neves (Ourinhos SP 1943). Crítico. Ativo participante da crítica paulistana, milita não apenas na imprensa, participa como jurado em concursos de dramaturgia, em seminários e mesas de debates.

Cursa, sem concluir, a Escola de Arte Dramática (EAD), onde, em 1968, participa de um movimento pela renovação do currículo da escola. Frequenta, a seguir, alguns cursos da Unidade de Estudos Teatrais da Sorbonne, em Paris, coordenada pelo crítico Bernard Dort.

Firma-se, entre 1969 e 1984, como um prestigiado crítico no jornal Folha de S.Paulo, defendendo com empenho a liberdade de expressão e denunciando os arbítrios da censura. Colabora, posteriormente, em outros veículos, como IstoÉ, IstoÉ Senhor, Vogue, Afinal, Around e Bravo. Desde a década de 1980, é crítico do jornal O Estado de S. Paulo.

Em Lisboa, em 1976, orienta um seminário sobre dramaturgia brasileira no Conservatório Nacional. Também em Portugal, é distinguido com o Prêmio Gil Vicente, da Fundação Calouste Gulbenkian, pela sua atividade crítica. Em 1983 ocupa o cargo de Diretor da Divisão de Artes Cênicas do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

É o curador da exposição sobre Victor Garcia, em 1995, lançada em São Paulo no Festival Internacional de Teatro de Ruth Escobar, que percorre, posteriormente, as cidades de Buenos Aires, Córdoba e São Miguel de Tucumán, na Argentina, Lisboa, em Portugal, e Cádiz, na Espanha.

Jefferson não escreve muitos ensaios ou estudos, distinguindo-se como um analista de espetáculos. Na opinião do crítico e colega Yan Michalski: "As críticas de Jefferson Del Rios, há muito um dos jornalistas especializados mais respeitados de São Paulo, caracterizam-se pela clareza do seu estilo jornalístico, pela firmeza das suas opiniões, e pela coerência da sua fé num teatro visto como uma força útil à sociedade".1

Notas
1. MICHALSKI, Yan. Jefferson Del Rios. In: __________. PEQUENA Enciclopédia do teatro Brasileiro Contemporâneo. Material inédito, elaborado em projeto para o CNPq. Rio de Janeiro, 1989.

Espetáculos 1

Abrir módulo

Eventos multiculturais 1

Abrir módulo
  • 24/2/2010 - 24/2/2010

Fontes de pesquisa 2

Abrir módulo
  • MICHALSKI, Yan. Jefferson Del Rios. In: __________. PEQUENA Enciclopédia do teatro Brasileiro Contemporâneo. Material inédito, elaborado em projeto para o CNPq. Rio de Janeiro, 1989.
  • RIOS, Jefferson del. Depoimento. Mensagem recebida por Johana Albuquerque por e-mail em 4 mar. 2002.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: