Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Literatura

Alckmar Luiz dos Santos

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 01.08.2017
02.03.1959 Brasil / São Paulo / Silveiras
Registro fotográfico Sérgio Guerini

Poesias Digitais, 1999
Alckmar Luiz dos Santos

Alckmar Luiz dos Santos (Silveiras, São Paulo, 1959). Professor, pesquisador, poeta, romancista, criador digital. Forma-se em Engenharia Eletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1983. Nessa universidade, defende mestrado em Teoria e História Literária em 1989. Na área de Estudos Literários, defende o doutorado em 1993, na U...

Texto

Abrir módulo

Biografia

Alckmar Luiz dos Santos (Silveiras, São Paulo, 1959). Professor, pesquisador, poeta, romancista, criador digital. Forma-se em Engenharia Eletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1983. Nessa universidade, defende mestrado em Teoria e História Literária em 1989. Na área de Estudos Literários, defende o doutorado em 1993, na Université Paris VII.

É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ingressa, em 1994, como professor de literatura brasileira. Assume, a partir de 1995, a coordenação do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (Nupill). De 2000 a 2001, atua como pesquisador convidado na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (França). Ainda em 200, recebe o 7o Prêmio Nacional de Poesía Visual Joan Brossa (Espanha), pela criação digital Cubo, com o artista multimídia Gilbertto Prado (1954), e o Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da Revista Cult por Rios Imprestáveis. De sua produção, Leitura de nós: Ciberespaço e Literatura é selecionado para o Transmídia do Instituto Itaú Cultural, em 2001. Com Chico Marinho e outros, recebe o prêmio Ciudad de Vinaròs, em 2007, pela obra Palavrador.

De 2009 a 2010, atua como pesquisador convidado na Universidad Complutense de Madrid (Espanha).

Estuda literatura brasileira, teoria literária, hipertexto e texto digital, recebendo homenagem, em 2011, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelos trabalhos sobre as relações entre literatura e informática. Nesse ano, o romance Ao que Minha Vida Veio…  ganha o Prêmio Salim Miguel da Editora da UFSC e, em 2014, Dos Desconcertos da Vida Filosoficamente Considerada recebe menção honrosa no Prêmio de Poesia Cruz e Souza da Editora da UFSC.

Análise

Parte considerável das pesquisas de Alckmar Luiz dos Santos concentra-se no texto em suportes digitais, do ponto de vista da teoria e da estética. Seus interesses vão desde a produção textual em ambientes digitais até a recepção deles. Como professor, volta-se para o ensino-aprendizagem do texto, difusão de textos em meios digitais e crítica literária. Com base na literatura, relaciona a produção textual à filosofia, tecnologia e às artes.

Na relação do texto com o suporte digital, a parte mais técnica de seu trabalho refere-se a digitalização de acervos literários, composição de bancos de dados e disponibilização deles para acesso público. É o caso do trabalho de digitalização de obras e acervos literários produzidos em Santa Catarina. Nessa perspectiva, podemos situar a construção do Personarium, um dicionário de personagens de ficção em desenvolvimento desde 2011.

Na criação literária, explora diversas formas, do soneto barroco ao hipertexto. Como exemplo, Memory (1995/2001), em parceria com Gilbertto Prado, um poema digital interativo desenvolvido em Flash que combina imagens e sons.

Obras 1

Abrir módulo

Exposições 2

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 4

Abrir módulo

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: