Título da obra: Poesias Digitais


Registro fotográfico Sérgio Guerini
Poesias Digitais
,
1999
,
Alckmar Luiz dos Santos
Registro fotográfico Sérgio Guerini
Alckmar Luiz dos Santos (Silveiras, São Paulo, 1959). Professor, pesquisador, poeta, romancista, criador digital. Forma-se em Engenharia Eletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1983. Nessa universidade, defende mestrado em Teoria e História Literária em 1989. Na área de Estudos Literários, defende o doutorado em 1993, na Université Paris VII.
É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ingressa, em 1994, como professor de literatura brasileira. Assume, a partir de 1995, a coordenação do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (Nupill). De 2000 a 2001, atua como pesquisador convidado na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (França). Ainda em 200, recebe o 7o Prêmio Nacional de Poesía Visual Joan Brossa (Espanha), pela criação digital Cubo, com o artista multimídia Gilbertto Prado (1954), e o Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da Revista Cult por Rios Imprestáveis. De sua produção, Leitura de nós: Ciberespaço e Literatura é selecionado para o Transmídia do Instituto Itaú Cultural, em 2001. Com Chico Marinho e outros, recebe o prêmio Ciudad de Vinaròs, em 2007, pela obra Palavrador.
De 2009 a 2010, atua como pesquisador convidado na Universidad Complutense de Madrid (Espanha).
Estuda literatura brasileira, teoria literária, hipertexto e texto digital, recebendo homenagem, em 2011, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelos trabalhos sobre as relações entre literatura e informática. Nesse ano, o romance Ao que Minha Vida Veio… ganha o Prêmio Salim Miguel da Editora da UFSC e, em 2014, Dos Desconcertos da Vida Filosoficamente Considerada recebe menção honrosa no Prêmio de Poesia Cruz e Souza da Editora da UFSC.
Parte considerável das pesquisas de Alckmar Luiz dos Santos concentra-se no texto em suportes digitais, do ponto de vista da teoria e da estética. Seus interesses vão desde a produção textual em ambientes digitais até a recepção deles. Como professor, volta-se para o ensino-aprendizagem do texto, difusão de textos em meios digitais e crítica literária. Com base na literatura, relaciona a produção textual à filosofia, tecnologia e às artes.
Na relação do texto com o suporte digital, a parte mais técnica de seu trabalho refere-se a digitalização de acervos literários, composição de bancos de dados e disponibilização deles para acesso público. É o caso do trabalho de digitalização de obras e acervos literários produzidos em Santa Catarina. Nessa perspectiva, podemos situar a construção do Personarium, um dicionário de personagens de ficção em desenvolvimento desde 2011.
Na criação literária, explora diversas formas, do soneto barroco ao hipertexto. Como exemplo, Memory (1995/2001), em parceria com Gilbertto Prado, um poema digital interativo desenvolvido em Flash que combina imagens e sons.
Registro fotográfico Sérgio Guerini
Itaú Cultural
Itaú Cultural
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: