Ordenação

Tipo de Verbete

Filtros

Áreas de Expressão
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Teatro

Período

Temas


Enciclopédia Itaú Cultural
Dança

Regina Miranda

Por Editores da Enciclopédia Itaú Cultural
Última atualização: 07.07.2020
18.06.1948 Brasil / Minas Gerais / Ouro Preto
Regina Miranda Telles Ribeiro (Rio de Janeiro, RJ, 1948). Bailarina, coreógrafa, pedagoga, preparadora corporal e diretora de instituições de dança. Em 1962, inicia os estudos de balé clássico com a coreógrafa Tatiana Leskova (1922). De 1966 a 1973, faz aulas de expressão corporal com Angel Vianna (1928) e Klaus Vianna (1928-1992). De 1964 a 196...

Texto

Abrir módulo

Regina Miranda Telles Ribeiro (Rio de Janeiro, RJ, 1948). Bailarina, coreógrafa, pedagoga, preparadora corporal e diretora de instituições de dança. Em 1962, inicia os estudos de balé clássico com a coreógrafa Tatiana Leskova (1922). De 1966 a 1973, faz aulas de expressão corporal com Angel Vianna (1928) e Klaus Vianna (1928-1992). De 1964 a 1968, estuda teatro com Maria Clara Machado (1921-2001). Tem aulas de dança moderna, de 1966 a 1969, com a coreógrafa Nina Verchinina (1910-1995). Muda-se para os Estados Unidos em 1973, estagiando no Joffrey Ballet, em Nova York. Ainda nessa cidade, forma-se, em 1976, como analista Laban de movimento pelo Laban-Bartenieff Institute of Movement Studies e estuda dança e teatro na Juilliard School.

Volta ao Brasil em 1977 e, em 1980, funda no Rio de Janeiro a Companhia Atores Bailarinos, que depois passa a se chamar Companhia Regina Miranda e Atores Bailarinos, apresentando o espetáculo Heliogábalo, o Anarquista Coroado. Simultaneamente, leciona no curso de formação em expressão corporal do Centro de Pesquisa Corporal, de Angel Vianna, permanecendo até 1983. Coreografa o filme A Ópera do Malandro (1986), do cineasta Ruy Guerra (1931) e faz a direção de movimento da novela Que Rei sou Eu? (1989), exibida na Rede Globo. De 1990 a 1992, dirige o Departamento de Dança do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Dirige a performance A Divina Comédia (1991), nos jardins da instituição.

Em 1994, funda o Centro Laban Rio. Em 1995, sua companhia passa a contar com o apoio financeiro da Prefeitura do Rio de Janeiro, com subvenção anual até 2001. De 1996 a 1999, coreografa a comissão de frente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. Em 1999, passa a se dividir entre Brasil e Estados Unidos. A partir de 2001, faz parte da direção do Laban-Bartenieff Institute of Movement Studies. Em 2002, coordena o Encontro Laban e em 2008 comanda a Conferência Laban, ambas no Rio de Janeiro. Idealiza e dirige o projeto Ateliê Coreográfico, de 2003 a 2009, com três edições. Assume a direção do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, instituição ligada à prefeitura, em 2004, permanecendo no cargo até 2008. Dirige Orfeu, último espetáculo da companhia, em 2005, no Parque Lage. Em 2010, trabalha como coordenadora de pós-graduação lato sensu no Sistema Laban-Bartenieff, na Faculdade Angel Vianna.

Exposições 2

Abrir módulo

Eventos relacionados 31

Abrir módulo

Fontes de pesquisa 16

Abrir módulo
  • Companhia Regina Miranda e Atores Bailarinos. [Lista de espetáculos]. Enviada por Marina Salomon em 12 set. 2010.
  • EICHBAUER, Hélio. [Currículo]. Enviado pelo artista em 24 de abril de 2011. Espetáculos: Platonov - 1980; O Jovem Törless - 1996. Não catalogado
  • Katz, Helena. 1995. Regina Miranda é referência brasileira. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 27 nov. 1995.
  • LE MOAL, Philippe (org.) Dictionnaire de la danse. France: Larousse, 2008.
  • MIRANDA, Regina. Regina Miranda. Rio de Janeiro: [s.n.], 03 de set. 2010. Entrevista concedida a Adriana Pavlova por skype.
  • MIRANDA, Regina. Regina Miranda. Rio de Janeiro: [s.n.], 1999. Entrevista concedida a Adriana Pavlova.
  • MIRANDA, Regina. Regina Miranda. Rio de Janeiro: [s.n.], 22 jun. 2010. Entrevista concedida a Adriana Pavlova por skype.
  • MIRANDA, Regina. [Currículo]. Enviado pela artista em 22 de junho 2010.
  • PAVLOVA, Adriana. O recomeço de Regina Miranda. O Globo, Rio de Janeiro, 18 jul. 1997.
  • PAVLOVA, Adriana.Explosão de movimentos: a dança contemporânea carioca nos anos 90, pesquisa para o 4º Programa de Bolsas RioArte 1999-2000. Rio de Janeiro.
  • PAVLOVA, Adriana.Regina Miranda entre o passado e o futuro. O Globo, Rio de Janeiro, 31 mai. 2000.
  • PAVLOVA, Adriana; PEREIRA, Roberto. Coreografia de uma década: o panorama RioArte de Dança. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.
  • PEREIRA, Roberto (org.). Ao lado da crítica: 10 anos de crítica de dança: 1999-2009. Rio de Janeiro: Funarte, 2009. 2v.
  • PEREIRA, Roberto. Espetáculo Orfeu de Regina Miranda. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 nov. 2005.
  • SALOMON, Marina. Marina Salomon. 10 set. 2010. Entrevista concedida a Adriana Pavlova por skype.
  • SOTER, Silvia. Recursos evidenciam fragilidade da dança. O Globo, Rio de Janeiro, 10 jun. 2000.

Como citar

Abrir módulo

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: