Artigo da seção pessoas Luiz Armando Bagolin

Luiz Armando Bagolin

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deLuiz Armando Bagolin: 1964 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Ribeirão Preto)
Imagem representativa do artigo

[Sem Título] , , Luiz Armando Bagolin

Biografia

Luiz Armando Bagolin (Ribeirão Preto SP 1964). Gravador e professor. Licencia-se em educação artística, com habilitação em artes plásticas, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Em 1999, obtém o título de mestre em estética e história da arte pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), e em 2005, doutora-se pela mesma faculdade. É consultor, desde 1994, de cursos livres na área de história da arte brasileira oferecidos pela Casa de Cultura de Poços de Caldas, do Instituto Moreira Salles (IMS). Desde 1998 é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), e a partir de 2002 leciona na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). É autor de Arte e Artistas Plásticos no Brasil 2000, publicado pela Editora Metalivros, em 2000. Desde 2008, é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) e, a partir de 2013, é diretor da Biblioteca Mário de Andrade. 

Análise

Em 1994, Luiz Armando Bagolin realiza uma série de 45 litografias intitulada K. Trata-se, na realidade, de um livro-álbum, pois o artista usa como suporte da impressão as páginas do livro O Desespero Humano - Doença até a Morte, do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard. Considerado fundador do existencialismo, Kierkegaard defende a ideia de que o indivíduo é a entidade moral suprema, e que a atividade humana mais importante é a tomada de decisão, pois é por meio de escolhas que se dá forma à vida e ao próprio ser humano.

As litografias de Bagolin estruturam-se de modos diversos: em algumas páginas, os borrões negros cobrem quase totalmente o papel; em outras, a aplicação da tinta coincide mais ou menos com a mancha tipográfica; em outras, ainda, a impressão aparenta-se a uma moldura, ocupando as margens da página e deixando boa parte do texto legível. E assim por diante. Esses traços e manchas inquietos espalhados pelo livro revelam uma ambiguidade intrínseca à obra: por um lado, parecem mimetizar em gestos gráficos o desespero errante de cada homem, transformando o conceito abstrato contido no texto escrito em matéria visual. Porém, ao mesmo tempo, a força presente na gestualidade do artista, capaz de domar o peso do negro, afasta qualquer sombra de lamentação ou rendição diante do destino humano de sempre buscar a si mesmo.

Outras informações de Luiz Armando Bagolin:

  • Outros nomes
    • Luiz Armando Bagolin
  • Habilidades
    • professor universitário
    • gravador

Obras de Luiz Armando Bagolin: (1) obras disponíveis:

Exposições (40)

Todas as exposições

Fontes de pesquisa (8)

  • GRAVURA paulista. Curadoria Evandro Carlos Jardim; projeto gráfico José Roberto Freire; fotografia Romulo Fialdini; texto Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1995. [13] p., il. p&b. SPgsp 1995/g
  • GRAVURA paulista. Curadoria Evandro Carlos Jardim; projeto gráfico José Roberto Freire; fotografia Romulo Fialdini; texto Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1995. [13] p., il. p&b.
  • BAGOLIN, Luiz Armando. Cartazes. Apresentação Victor Knoll; versão em inglê Marta Batista Oliveira. São Paulo: Sesc Galeria Paulista, 1996. f. dobrada: il. p.b.
  • BAGOLIN, Luiz Armando. Cartazes. Apresentação Victor Knoll. São Paulo: Sesc Galeria Paulista, 1996. B148 1996
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural : Cosac & Naify, 2000. IC 769 G777
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo: Itaú Cultural : Cosac & Naify, 2000.
  • MOSTRA DE GRAVURA CIDADE DE CURITIBA, 6., 1984. VI Mostra de Gravura Cidade de Curitiba: 1984 - Pan-Americana. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1984. 1984 PRmgcc 6/1984
  • MOSTRA DE GRAVURA CIDADE DE CURITIBA, 6., 1984. VI Mostra de Gravura Cidade de Curitiba: 1984 - Pan-Americana. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1984.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • LUIZ Armando Bagolin. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa19902/luiz-armando-bagolin>. Acesso em: 14 de Abr. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7